O processo para ativar o chip da Claro é realizado em poucos passos pelo celular. Primeiro, você deve ligar o aparelho com o novo chip e aguardar a SMS com as informações da linha.
Em seguida, faça o Claro Cadastro informando seu CPF e outros dados pessoais. Após essa etapa, basta aguardar a ativação da linha para conseguir fazer ligações, enviar mensagens e usar a internet móvel.
A seguir, veja como cadastrar o chip da Claro e outras possíveis dúvidas.
Índice
- 1. Aguarde um SMS com o número da nova linha
- 2. Inicie o cadastro da linha da Claro por SMS
- 3. Informe os dados para ativar o chip
- 4. Reinicie o celular para concluir o registro
- 5. Conclua o cadastro digital da Claro
- Por que não consigo cadastrar meu chip da Claro?
- Dá para ativar o chip da Claro sem fornecer o CPF?
- Posso cadastrar um chip da Claro sendo menor de idade?
- Preciso colocar créditos para conseguir cadastrar um chip da Claro?
- Quanto tempo leva para a Claro ativar o meu chip?
- Tem como saber se meu chip da Claro foi cadastrado?
- É possível ativar o chip da Claro em outro país?
- Posso cancelar um chip da Claro?
1. Aguarde um SMS com o número da nova linha
Coloque o chip Claro no seu celular desligado e ligue o aparelho. Então, aguarde a mensagem do início da ativação da linha e, depois, a SMS da operadora informando seu novo número.
Em seguida, reinicie o seu celular para dar continuidade no processo de configurar o chip da Claro.
2. Inicie o cadastro da linha da Claro por SMS
Após reiniciar o celular, abra o aplicativo Telefone e ligue para *552# para cadastrar o chip Claro por SMS.
3. Informe os dados para ativar o chip
Siga as instruções da SMS e informe os dados pessoais para cadastrar o número da Claro. É necessário enviar o CPF, CEP da sua residência, data de nascimento e o estado de origem do CPF.
4. Reinicie o celular para concluir o registro
Você verá uma mensagem da operadora após terminar de registrar o chip Claro. Então, reinicie o celular para finalizar o cadastro do Claro Pré-Pago e aguarde a SMS informando a previsão da ativação da linha.
5. Conclua o cadastro digital da Claro
Use o navegador do seu celular para acessar o Portal de Identificação da Claro. Faça o cadastro inicial e, depois, envie uma selfie e uma foto de um documento para concluir o cadastro do chip Claro.
Por que não consigo cadastrar meu chip da Claro?
Há alguns pontos que podem impedir o cadastro do seu chip da Claro. Os mais comuns são:
- SIM inválido: verifique se o chip foi inserido corretamente no slot do celular e se o tamanho do SIM é compatível (nano, micro, standard). Se possível, teste o chip em outro aparelho para verificar se ele não foi danificado ou está com problemas;
- Sinal da operadora: a instabilidade do sinal da Claro pode dificultar o cadastro. Aguarde alguns minutos para realizar o procedimento ou vá para um local com melhor cobertura;
- Dados cadastrais incorretos: confira se os dados pessoais que você está informando durante o cadastro estão corretos ou atualizados;
- Problemas técnicos: em alguns casos, o sistema da Claro pode estar temporariamente fora do ar e impedir o cadastro. Tente fazer o procedimento mais tarde.
Caso não consiga fazer o cadastro via SMS ou usando o telefone *522, ligue para a Central de Relacionamento da Claro (1052) ou vá uma loja da operadora para obter ajuda.
Dá para ativar o chip da Claro sem fornecer o CPF?
Não, é obrigatório informar o CPF para ativar o chip da Claro. Essa é uma exigência da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), visando identificar a pessoa responsável pelo uso da linha e combater fraudes.
Há exceções para usuários estrangeiros que não possuem CPF. Nesses casos, a pessoa deve ir a uma loja física da Claro com Passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) para realizar a ativação do chip.
É possível cadastrar um chip da Claro no nome de outra pessoa?
Não é permitido realizar o cadastro inicial de um chip da Claro usando o nome e CPF de outra pessoa. Essa prática é considerada fraude e pode resultar em consequências legais graves.
Além disso, a Claro possui um cadastro adicional no Portal de Identificação, onde a pessoa deve confirmar sua identidade enviando uma selfie e uma foto de documento. Em casos de cadastro irregular, o chip e a linha telefônica serão bloqueados.
Tem como saber em qual CPF meu chip da Claro está cadastrado?
Você pode descobrir o CPF usado para cadastrar o chip ao acessar o portal Minha Claro. Entretanto, é necessário ter um e-mail vinculado ao número da linha para realizar o login e obter essas informações cadastrais.
Também é possível consultar se há chips pré-pagos registrados no seu CPF pela Cadastro Pré. A plataforma criada pela Anatel permite verificar se há linhas da Claro ou outras operadoras cadastradas com o seu documento.
Dá para cadastrar dois chips da Claro no mesmo CPF?
Sim, a Claro permite que você registre até três chips usando o mesmo CPF. Isso significa que você pode ter até três linhas de telefone, sendo dois chips físicos e um eSIM.
Posso cadastrar um chip da Claro sendo menor de idade?
Sim, pessoas menores de idade e emancipadas podem cadastrar um chip da Claro. Entretanto, a ativação da linha deve ser feita em uma loja da operadora e o cliente precisa apresentar o Termo de Emancipação durante o atendimento.
Preciso colocar créditos para conseguir cadastrar um chip da Claro?
Não é necessário colocar créditos para cadastrar o chip da Claro, pois o procedimento inicial é gratuito. Após ativar o chip, você consegue consultar o saldo na Claro por meio de SMS, telefone ou do aplicativo Minha Claro Móvel.
Quanto tempo leva para a Claro ativar o meu chip?
O tempo para ativação do chip da Claro pode variar, mas ocorre geralmente em até 24 horas. Caso a linha não seja ativada dentro do prazo máximo, é necessário ir a uma loja física da operadora.
Tem como saber se meu chip da Claro foi cadastrado?
Você receberá uma SMS informativa ao concluir o cadastro do seu chip da Claro. Outra forma de consultar essa informação é acessando o aplicativo Minha Claro Móvel e realizar login na plataforma usando dados móveis.
É possível ativar o chip da Claro em outro país?
Não é possível ativar o chip da Claro pela primeira vez em outro país. Você deve fazer o cadastro inicial no Brasil para usar o roaming internacional da Claro quando estiver fora do nosso país.
Posso cancelar um chip da Claro?
Sim, você pode cancelar o plano da Claro pelo portal Minha Claro. Após o login, acesse a seção “Atendimento”, selecione a opção “Cancelar Linha” e aguarde ser atendido pelo suporte da operadora para solicitar o cancelamento do chip.
Como cadastrar o chip da Claro no seu celular