Para configurar e instalar a Alexa, você deve usar o aplicativo móvel da Alexa, conectar o dispositivo Echo à tomada, e ajustar os parâmetros de pareamento Bluetooth e conexão com a rede Wi-Fi.
Vale destacar que o processo para conectar a Alexa só pode ser feito via celulares ou tablets, já que os métodos pelo navegador ou pelo app para desktop foram descontinuados.
A seguir, saiba como configurar o seu dispositivo Echo com Alexa.
Índice
- 1. Abra o app móvel da Alexa e toque no símbolo “+”
- 2. Configure um novo dispositivo Echo com Alexa
- 3. Habilite o Bluetooth do seu dispositivo móvel
- 4. Coloque a Alexa no modo de configuração
- 5. Localize o Echo para conectar a Alexa ao Wi-Fi
- Posso configurar a Alexa pelo PC?
- É preciso ter conta na Amazon para configurar a Alexa?
- Por que a Alexa não se conecta na rede Wi-Fi?
- O que fazer se a Alexa não se conectar ao Wi-Fi?
- A Alexa funciona se não tiver conexão com a internet?
- Quantos dispositivos Echo posso configurar na mesma rede Wi-Fi?
- É possível configurar mais de uma rede Wi-Fi no dispositivo Echo?
1. Abra o app móvel da Alexa e toque no símbolo “+”
Conecte o dispositivo Echo na tomada para fazer a Alexa funcionar. Em seguida, inicie o aplicativo da Alexa em seu dispositivo móvel (Android ou iOS) e faça login com sua conta Amazon, toque na guia “Mais” e vá no símbolo “+” localizado no canto superior direito.
2. Configure um novo dispositivo Echo com Alexa
Escolha a opção “Dispositivo”, toque em “Amazon Echo”, e vá em “Echo, Echo Dot, Echo Pop e muito mais” para configurar o Echo Dot ou variantes do dispositivo.
3. Habilite o Bluetooth do seu dispositivo móvel
Ative o Bluetooth do seu dispositivo móvel e toque em “Continuar”. Na tela seguinte, escolha “Permitir” para habilitar o pareamento de dispositivos próximos.
4. Coloque a Alexa no modo de configuração
Toque em “Sim” se o dispositivo Echo estiver exibindo uma luz laranja. Caso contrário, escolha “Não”, siga as instruções para ligar a Alexa no modo de configuração, vá em “Continuar”, e toque em “Sim” na tela seguinte.
5. Localize o Echo para conectar a Alexa ao Wi-Fi
Certifique-se de que seu dispositivo móvel está conectado na rede Wi-Fi a ser usada pelo Echo. Depois, selecione o dispositivo Echo para configurar a Alexa no Wi-Fi e toque em “Continuar” ao término do processo.
Posso configurar a Alexa pelo PC?
Não. A Amazon retirou o aplicativo Alexa das plataformas para computador e descontinuou a configuração do Echo via navegadores. Logo, você precisará de um dispositivo móvel (Android ou iOS) para baixar a ferramenta da Alexa e configurar seu dispositivo Echo.
É preciso ter conta na Amazon para configurar a Alexa?
Sim. Tanto o dispositivo Echo quanto a assistente virtual Alexa são integrados ao ecossistema da Amazon, e exigem uma conta para uso. A boa notícia é que você pode criar uma conta gratuitamente na Amazon para configurar e usar a Alexa.
Por que a Alexa não se conecta na rede Wi-Fi?
A cor roxa no LED da Alexa indica problemas de conexão durante a configuração inicial do dispositivo Echo. E alguns dos principais problemas que impedem o Echo de se conectar à rede Wi-Fi envolvem:
- Echo distante do roteador: o dispositivo Echo com Alexa pode estar a uma distância superior a 10 metros do roteador, comprometendo o sinal de Wi-Fi:
- Interferência de outros dispositivos: dispositivos eletrônicos, micro-ondas e babás eletrônicas entre o roteador e o Echo com Alexa podem interferir no sinal de internet;
- Problemas com a rede Wi-Fi: sua rede Wi-Fi pode estar instável ou indisponível, impossibilitando a configuração de rede da Alexa;
- Problema de hardware: seu dispositivo Echo pode estar com problema na placa de rede ou em outros hardwares, o que pode exigir assistência técnica para solucionar o impasse.
O que fazer se a Alexa não se conectar ao Wi-Fi?
A Amazon lista algumas sugestões para solucionar problemas de Wi-Fi com sua Alexa. E caso esteja enfrentando impasses de conexão, você pode tentar:
- Reiniciar o dispositivo Echo: retire o Echo da tomada, aguarde 30 segundos e conecte-o novamente à energia para reconfigurar a rede Wi-Fi;
- Mudar o Echo de lugar: coloque o Echo em um lugar mais próximo do roteador, e preferencialmente longe de outros dispositivos eletrônicos;
- Reiniciar a rede Wi-Fi: reinicie o roteador Wi-Fi e tente reconfigurar seu dispositivo Echo com Alexa;
- Desconectar outros dispositivos do Wi-Fi: desabilite a conexão Wi-Fi em outros dispositivos (como TVs, notebooks ou celulares) para testar se o problema está relacionado à banda de internet.
A Alexa funciona se não tiver conexão com a internet?
Não, já que a Alexa integrada ao Echo Dot da Amazon só funciona com internet. Contudo, o dispositivo Echo pode funcionar como caixa de som em modo offline, caso já tenha pareado o Bluetooth com outro aparelho anteriormente ou se o modelo do aparelho tiver entrada para cabo auxiliar.
Quantos dispositivos Echo posso configurar na mesma rede Wi-Fi?
A Amazon não informa um limite para o número de dispositivos Echo com Alexa que podem ser configurados em uma mesma rede Wi-Fi. Mas sabe-se que você pode conectar múltiplos Echo em uma mesma rede para criar uma reprodução multiambiente.
Importante verificar as configurações e limitações de seu roteador antes de criar uma reprodução multiambiente, já que o uso simultâneo de diversos dispositivos Echo pode impactar a banda, velocidade e o sinal da rede Wi-Fi.
É possível configurar mais de uma rede Wi-Fi no dispositivo Echo?
Não, já que cada dispositivo Echo é ajustado para conectar-se a uma única rede Wi-Fi. Isso significa que você deverá configurar a Alexa em uma nova rede Wi-Fi, caso esteja enfrentando dificuldades de conexão ou queira trocar de rede.
Como configurar a Alexa? Saiba instalar o seu dispositivo Echo