Para desativar o OneDrive no PC com Windows, basta abrir as configurações da ferramenta e desvincular a conta do computador. Se preferir, você pode usar a ferramenta de gestão de programas do Windows para desinstalar o OneDrive.
Desativar o OneDrive interromperá a sincronização de arquivos, mas manterá a ferramenta no computador caso queira fazer a reativação posteriormente. Já o processo de desinstalação removerá a ferramenta do PC, exigindo que você baixe o OneDrive novamente caso queira voltar a utilizar a aplicação.
A seguir, saiba como desativar ou desinstalar o OneDrive de seu computador com Windows.
Índice
- Como desativar o OneDrive do Windows
- 1. Clique no ícone do OneDrive na Barra de Tarefas
- 2. Acesse o menu de configurações do OneDrive
- 3. Desvincule o computador da conta OneDrive
- 4. Confirme a ação para desativar o OneDrive do PC
- Como desinstalar o OneDrive do Windows
- 1. Abra o app de gestão de programas do Windows
- 2. Localize o Microsoft OneDrive na lista do Windows
- 3. Desinstale o OneDrive de seu PC com Windows
- O que acontece ao desativar o OneDrive do Windows?
- O que acontece ao desinstalar o OneDrive do Windows?
- Vou perder meus arquivos no PC ao desinstalar o OneDrive do Windows?
- Posso ocultar o ícone do OneDrive no Windows sem precisar desinstalar?
- É possível reativar o OneDrive no Windows?
Como desativar o OneDrive do Windows
1. Clique no ícone do OneDrive na Barra de Tarefas
Clique no ícone do OneDrive no canto à direita da Barra de Tarefas do Windows. Pode ser necessário clicar na seta apontada para cima para localizar o ícone da aplicação.
2. Acesse o menu de configurações do OneDrive
Vá no ícone de engrenagem (localizado no canto superior direito do pop-up do OneDrive) e clique em “Configurações”.
3. Desvincule o computador da conta OneDrive
Selecione a guia “Contas” e aperte na opção “Desvincular este computador” para parar a sincronização do OneDrive.
4. Confirme a ação para desativar o OneDrive do PC
Confirme a ação ao clicar em “Desvincular conta” no pop-up aberto para interromper a sincronização de arquivos do OneDrive.
Como desinstalar o OneDrive do Windows
O passo a passo abaixo é válido para computadores com Windows 10 e Windows 11. Vale destacar que o aplicativo OneDrive acompanha o Windows 8.1 e RT 8.1, e não pode ser desinstalado nessas versões.
1. Abra o app de gestão de programas do Windows
Pesquise por “Programas” (sem as aspas) no campo de busca de Barra de Tarefas. Em seguida, clique na ferramenta “Adicionar ou remover programas”.
2. Localize o Microsoft OneDrive na lista do Windows
Selecione a guia “Aplicativos e recursos” e pesquise por “Microsoft OneDrive” no campo de busca. Depois, clique em “Microsoft OneDrive”.
3. Desinstale o OneDrive de seu PC com Windows
Clique em “Desinstalar” para remover o OneDrive. Pode ser necessário confirmar a ação via pop-up do Windows ou inserir a senha de administrador para concluir a exclusão.
O que acontece ao desativar o OneDrive do Windows?
Desativar o OneDrive no computador com Windows resultará na pausa da sincronização de arquivos e mudanças na forma de acessar itens salvos. Os principais resultados da desativação da ferramenta incluem:
- Interrupção na sincronização: a sincronização de arquivos será interrompida;
- Logout no OneDrive: o OneDrive será mantido no computador, mas você terá de fazer novamente o login para reativá-lo;
- Preservação de dados locais: dados locais permanecerão acessíveis pelo computador;
- Dados online mantidos na nuvem: dados mantidos somente na nuvem serão removidos do PC, mas poderão ser acessados em OneDrive.com.
O que acontece ao desinstalar o OneDrive do Windows?
A desinstalação do OneDrive em um PC com Windows é um processo que remove a ferramenta do computador, embora os dados sejam mantidos na nuvem. As consequências da remoção do OneDrive abrangem:
- OneDrive removido do PC: a ferramenta do OneDrive será excluída do computador, exigindo que você baixe a ferramenta caso queira usá-la novamente;
- Interrupção na sincronização: a sincronização de arquivos será interrompida, mas arquivos sincronizados localmente são mantidos no computador;
- Dados online mantidos na nuvem: dados mantidos somente na nuvem serão removidos do PC, mas poderão ser acessados em OneDrive.com.
Vou perder meus arquivos no PC ao desinstalar o OneDrive do Windows?
Não. Arquivos salvos localmente permanecerão no computador, enquanto dados salvos em nuvem poderão ser acessados pela página OneDrive.com. Contudo, vale frisar que a sincronização será interrompida, o que significa que novos arquivos não serão incluídos no backup para o OneDrive.
Posso ocultar o ícone do OneDrive no Windows sem precisar desinstalar?
Sim. Basta abrir o Explorador de Arquivos do Windows, clicar com o botão direito do mouse no OneDrive, selecionar a opção “Propriedades”, e marcar a caixa “Oculto” na aba “Geral”.
Além desse processo, você pode abrir o pop-up do OneDrive, clicar no ícone de engrenagem, apertar em “Pausar sincronização” e escolher “Sair do OneDrive” para que o ícone da ferramenta seja removido da área de notificações do Windows.
É possível reativar o OneDrive no Windows?
Sim. Caso tenha desativado o OneDrive em seu PC, basta abrir novamente a ferramenta, fazer login com sua conta e ajustar as configurações iniciais.
Já se tiver excluído o OneDrive, será preciso fazer o download da ferramenta no site oficial da Microsoft. Depois de executar o arquivo e fazer a configuração inicial, você poderá novamente armazenar fotos no OneDrive salvas em seu computador.
Como desativar e desinstalar o OneDrive do Windows