Imagem mostra um celular com aplicativo WhatsApp aberto na página "Central de Ajuda"
Saiba o passo a passo para entrar em contato com o suporte do WhatsApp no aplicativo, por e-mail e pelo site (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Para entrar em contato com o suporte do WhatsApp é necessário acessar o campo “Fale Conosco” no app para Android e iPhone ou pelo site oficial da plataforma. Também é possível entrar em contato com o atendimento do WhatsApp por e-mail.

Com isso, as pessoas podem buscar ajuda para algum eventual problema que estejam enfrentando ao usar o aplicativo de mensagens da Meta. 

A seguir, veja as três principais formas de entrar em contato com o suporte do WhatsApp.

Índice

  • Como entrar em contato com o suporte do WhatsApp pelo aplicativo
    • 1. Acesse as configurações do WhatsApp
    • 2. Acesse a opção “Ajuda” do WhatsApp
    • 3. Toque em “Central de Ajuda”
    • 4. Acesse o menu “Fale Conosco”
    • 5. Descreva o problema para o WhatsApp
    • 6. Toque em “Fazer pergunta ao Suporte do WhatsApp”
  • Como entrar em contato com o suporte do WhatsApp pelo e-mail
  • Como entrar em contato com o suporte do WhatsApp pelo site oficial
    • 1. Acesse o site da Central de Atendimento do WhatsApp
    • 2. Informe seus dados de contato para o WhatsApp
    • 3. Informe o sistema operacional que você usa
    • 4. Descreva seu caso para o WhatsApp
    • 5. Clique em “Enviar Pergunta” para finalizar
  • Quanto tempo demora para o suporte do WhatsApp responder uma solicitação?
    • Por onde o suporte do WhatsApp vai responder seu contato?
  • Posso falar com o suporte do WhatsApp por telefone?
    • Tem como falar com um atendente do WhatsApp?
  • Posso pedir ajuda ao suporte do WhatsApp em caso de conta clonada ou roubada?

Como entrar em contato com o suporte do WhatsApp pelo aplicativo

1. Acesse as configurações do WhatsApp

Abra o aplicativo do WhatsApp e acesse o menu “Configurações”:

  • No iOS: toque no ícone de engrenagem, no canto inferior direito da tela;
  • No Android: toque no ícone de três pontos, no canto superior direito, e selecione a opção “Configurações”.
Capturas de imagem do aplicativo WhatsApp mostram como acessar o menu "Configurações" no iOS e no Android
Acessando as “Configurações” do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Acesse a opção “Ajuda” do WhatsApp

Desça a tela do menu “Configurações” do WhatsApp até encontrar a opção “Ajuda” e toque para avançar.

Capturas de imagem do aplicativo WhatsApp mostram como acessar a área "Ajuda" no iOS e no Android
Acessando o menu “Ajuda” do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Toque em “Central de Ajuda”

Toque na opção “Central de Ajuda” para ver um menu com tópicos de suporte do WhatsApp.

Capturas de imagem do aplicativo WhatsApp mostram como acessar a área "Central de Ajuda" no iOS e no Android
Acessando o menu “Central de ajuda” do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

4. Acesse o menu “Fale Conosco”

Para entrar em contato com o atendimento do WhatsApp, toque em “Fale Conosco”:

  • No iOS: desça a página “Central de Ajuda” até o final e toque na opção “Fale Conosco”;
  • No Android: toque no botão “Fale Conosco”, no canto inferior direito da tela.
Capturas de imagem do aplicativo WhatsApp mostram como acessar a área "Fale Conosco" no iOS e no Android
Acessando o “Fale Conosco” do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

5. Descreva o problema para o WhatsApp

Toque no campo “Descreva o problema” para informar detalhadamente o motivo do contato com o WhatsApp e relatar a adversidade que você está enfrentando com o app ou sua conta. Depois, siga os seguintes passos:

  • No iOS: preencha o campo com o endereço do seu e-mail de contato e, então, toque no botão avançar, no canto superior direito;
  • No Android: após escrever a mensagem, toque no botão “Avançar”, no canto inferior direito.
Capturas de imagem do aplicativo WhatsApp mostram como enviar o relato de um problema na área "Fale Conosco" no iOS e no Android
Enviando uma solicitação de contato por meio do app do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

6. Toque em “Fazer pergunta ao Suporte do WhatsApp”

Uma série de artigos de suporte serão exibidos após o envio do formulário. Se nenhum deles atender sua dúvida, toque em “Fazer pergunta ao Suporte do WhatsApp”.

Por fim, uma mensagem automática do WhatsApp Support confirmará o envio da solicitação de contato.

Captura de imagem do aplicativo WhatsApp mostra como finalizar o relato de um problema na área "Fale Conosco"
Concluindo uma solicitação de contato no app do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como entrar em contato com o suporte do WhatsApp pelo e-mail

Você pode entrar em contato com o WhatsApp enviando e-mail para: [email protected]. Na mensagem, informe o número de telefone que você usa na sua conta do WhatsApp e descreva detalhadamente a razão do contato com o suporte.

Caso esteja buscando ajuda para uma conta do WhatsApp Business, é necessário enviar a mensagem para o e-mail: [email protected]. Também é preciso informar o número de telefone da conta e explicar em detalhes o motivo do contato com o suporte.

Como entrar em contato com o suporte do WhatsApp pelo site oficial

1. Acesse o site da Central de Atendimento do WhatsApp

Abra o navegador no seu PC e acesse whatsapp.com/contact. Na seção “Suporte para WhatsApp Messenger”, clique no link “Fale Conosco” para abrir um formulário para os usuários comuns da plataforma.

Importante: questões sobre o WhatsApp Business ou soluções empresariais devem ser encaminhadas por e-mail.

Captura de imagem do site WhatsApp mostra como acessar o formulário "Fale Conosco"
Acessando o formúlario “Fale Conosco” no site do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Informe seus dados de contato para o WhatsApp

Ao abrir o formulário, informe o número usado na sua conta do WhatsApp. Também digite o seu endereço de e-mail e confirme a informação no campo abaixo.

Essas informações devem ser preenchidas corretamente, pois são essenciais para que o suporte do aplicativo de mensagens possa retornar o contato.

Captura de imagem do site WhatsApp mostra como preencher as informações de contato no formulário "Fale Conosco"
Preenchendo as informações no formúlario “Fale Conosco” no site do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Informe o sistema operacional que você usa

Marque o sistema operacional – Android, iPhone, Web ou KaiOS – que você usa o aplicativo do WhatsApp e está enfrentando problemas.

Captura de imagem do site WhatsApp mostra como informar o sistema operacional usado no formulário "Fale Conosco"
Informando o sistema operacional no formúlario “Fale Conosco” no site do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

4. Descreva seu caso para o WhatsApp

No campo “Insira sua mensagem abaixo”, escreva detalhadamente o motivo pelo qual você está buscando ajuda do suporte do WhatsApp. Ao concluir o relato, toque no botão verde “Avançar”.

Captura de imagem do site WhatsApp mostra como informar o relato no formulário "Fale Conosco"
Preenchendo o campo de mensagem no formúlario “Fale Conosco” no site do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

5. Clique em “Enviar Pergunta” para finalizar

A próxima tela exibirá artigos de suporte do WhatsApp. Se nenhum deles tiver a solução para seu problema, desça a página e clique em “Enviar pergunta”. Então, uma mensagem da plataforma informará o recebimento da pergunta.

Captura de imagem do site WhatsApp mostra como enviar o relato no formulário "Fale Conosco"
Enviando o formúlario “Fale Conosco” no site do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Quanto tempo demora para o suporte do WhatsApp responder uma solicitação?

O suporte do WhatsApp deve responder à solicitação de contato de um a três dias úteis. Contudo, o tempo de resposta pode variar conforme a complexidade do problema relatado e o volume de solicitações recebidas pela plataforma.

Por onde o suporte do WhatsApp vai responder seu contato?

O WhatsApp somente retorna o contato por meio de conversas no aplicativo ou e-mails. Então, fique atento aos detalhes para saber se você está realmente falando com o suporte do app de mensagens da Meta:

  • As contas oficiais de suporte do WhatsApp são identificadas por uma etiqueta verde ao lado do nome e os números sempre começam com o número: +1 5517868;
  • Em alguns casos, o suporte do WhatsApp usa inteligência artificial para fazer contato. Então, as conversas terão uma etiqueta “IA” ao lado da mensagem;
  • Os e-mails de suporte do WhatsApp sempre terminam em “@support.whatsapp.com” (sem aspas);
  • O suporte do WhatsApp nunca solicita informações confidenciais, como dados pessoais, bancários e o PIN do celular.

Caso o suposto contato de suporte do WhatsApp não se encaixe nas características acima, não responda ou clique em links enviados nas mensagens. Há grandes chances de ser um criminoso tentando aplicar um golpe.

Posso falar com o suporte do WhatsApp por telefone?

O WhatsApp não possui um telefone oficial para atendimento aos usuários no Brasil. Os únicos canais para entrar em contato com o suporte são através do aplicativo, do site ou e-mail.

Tem como falar com um atendente do WhatsApp?

Não é possível falar diretamente com um atendente do WhatsApp por telefone ou chat. Como a plataforma não possui um SAC oficial no Brasil, você deve solicitar o contato com o suporte pelo app, pelo site ou por e-mail.

Posso pedir ajuda ao suporte do WhatsApp em caso de conta clonada ou roubada?

Caso você tenha o WhatsApp clonado, você deve enviar imediatamente um e-mail para a plataforma com o assunto “Conta Clonada”. Então, informe o número usado pela sua conta e explique em detalhes o que ocorreu quando a sua conta foi roubada por criminosos.

Também é possível acionar o suporte se você estiver com problemas na criação de conta do WhatsApp. Lembrando que só é possível criar uma conta no app de mensagens usando um celular com um chip SIM ativo.

Como entrar em contato com o suporte do WhatsApp