Os usuários podem seguir alguns consensos para organizar o feed do Instagram, como definir uma estética de cores, filtros e estilos de feed, bem como fixar publicações importantes para os visitantes do perfil.
Deixar o perfil organizado torna a conta do Instagram mais atrativa, especialmente quando há um padrão para as publicações. Destacar e escolher a ordem das postagens também funciona como uma carta de boas-vindas, já que o usuário vai definir quais serão as primeiras mídias a serem visualizadas por um visitante.
Perfis comerciais e influenciadores também podem estruturar as publicações para facilitar a visualização de produtos, portfólios e ações de publicidade, além de passar uma imagem de organização que pode atrair mais seguidores.
A seguir, confira algumas formas de organizar o feed do Instagram para tornar o perfil mais convidativo.
Índice
- 1. Siga uma estética de cores e filtros para deixar as publicações harmônicas
- 2. Escolha um tipo de feed para orientar as publicações
- 3. Fixe publicações importantes no feed do Instagram
- 4. Use os Destaques como pastas separadas por tema
- 5. Crie mosaicos para gerar um impacto visual do feed no Instagram
- 6. Use um aplicativo para pré-visualizar o feed do Instagram
- Posso reordenar as fotos já postadas no feed do Instagram?
1. Siga uma estética de cores e filtros para deixar as publicações harmônicas
A primeira orientação para deixar o perfil do Instagram mais atraente é organizar o feed com base em cores e filtros. Esse tipo de estética torna o perfil coeso e elegante, com mídias que seguem uma orientação de tonalidades ou filtros de edição.
O usuário pode escolher determinado filtro e aplicá-lo em todas suas postagens, mantendo um padrão. Também é possível escolher uma cor predominante que deve aparecer em todas as fotos ou organizar publicações com base em suas tonalidades para deixar o feed mais colorido.
2. Escolha um tipo de feed para orientar as publicações
Uma boa alternativa é definir um estilo de feed do Instagram para manter um padrão em todas as publicações e organizar as postagens, o que demonstra planejamento. Alguns dos principais tipos de feed do Instagram envolvem:
- Xadrez: estrutura que alterna entre dois temas ou cores (preferencialmente preto e branco), de modo a deixar o feed parecido com um tabuleiro de xadrez;
- Diagonal: feed que ordena mídias de um mesmo tema na orientação diagonal;
- Tonalidades: estrutura de feed do Instagram em que uma determinada cor aparece com destaque em todas as publicações;
- Arco-íris: agrupamento de publicações que formam um gradiente de cor, criando transições suaves de um tom para outro;
- Mosaico: feed em que as postagens se dividem para formar uma imagem maior, o que cria destaque para o perfil do Instagram;
- Linhas: organização de fotos de um mesmo tema em linhas horizontais;
- Colunas: organização de fotos de um mesmo tema em linhas verticais;
- Linha do meio: estrutura similar à de Colunas, mas com mídias mais genéricas nas extremidades e publicações principais apenas na fileira do meio;
- Fronteiras: organização de feed em que as mídias contêm bordas de espaçamento, criando um aspecto minimalista ao perfil;
- Quebra-cabeça: estrutura similar à do Mosaico, em que determinados elementos ou objetos de uma foto são completados nas imagens adjacentes.
3. Fixe publicações importantes no feed do Instagram
Também é possível organizar o feed do Instagram ao fixar até três publicações no topo das postagens. Essas mídias serão os primeiros posts que algum visitante vai ver ao entrar no seu perfil, e podem ilustrar conquistas, momentos inesquecíveis ou mesmo um mosaico de três fotos.
Influenciadores e blogueiros também podem fixar publicações no feed do Instagram para manter ações publicitárias em evidência. E vale lembrar que é possível desafixar posts e fixar novos a qualquer momento.
4. Use os Destaques como pastas separadas por tema
Quem costuma postar diversos stories pode transformá-los em Destaques para deixar o Instagram organizado. Ao criar pastas de Destaques no Instagram separados por tema, os principais stories serão ordenados abaixo das informações de perfil em diversos carrosséis.
Dessa forma, um visitante pode visualizar facilmente stories de uma viagem, dos seus animais de estimação, ou de hobbies. Já comércios e restaurantes podem fixar stories de cardápio, endereço, preço e catálogo de produtos para facilitar a vida dos consumidores.
5. Crie mosaicos para gerar um impacto visual do feed no Instagram
Usuários ainda podem fazer mosaicos com posts no Instagram para tornar seus perfis mais atrativos. Postagens em formato de mosaico costumam chamar a atenção pelo planejamento e complexidade envolvidos no processo, e trazem um impacto visual positivo para o feed.
É possível cortar manualmente as fotos ou usar apps de terceiros para gerar grades de cada foto. O usuário então terá de publicar uma foto por vez até completar a imagem inteira, e deve se atentar às próximas publicações para não desorganizar o mosaico.
6. Use um aplicativo para pré-visualizar o feed do Instagram
Quem já tiver ideias de publicações pode usar aplicativos para organizar o feed do Instagram. Essas ferramentas de terceiros não conseguem reordenar a disposição das mídias já publicadas, mas fornecem uma pré-visualização do feed para que o usuário imagine a distribuição de novos posts.
Disponível para Android e iPhone, o Unum mostra como ficará o feed antes da publicação de uma mídia. Já o Preview (Android e iPhone), por exemplo, dá dicas de conteúdo para posts e oferece agendamento para publicações. Feed Preview e Postme também ser usados para organizar o feed do Instagram.
Posso reordenar as fotos já postadas no feed do Instagram?
Não, não é possível organizar o feed do Instagram com fotos já postadas de maneira nativa. A exceção acontece em publicações carrossel, em que se pode excluir e restaurar mídias para reordená-las dentro do post.
O usuário que que quiser editar publicações já postadas no Instagram só terá a opção de marcar pessoas, alterar legendas, adicionar localização, adicionar colaboradores, inserir música ou desativar comentários, número de curtidas e número de compartilhamentos.
Como organizar o feed do Instagram? Saiba como deixar o perfil mais atraente