A Disney revelou nesta quinta-feira (4) que o bloqueio ao compartilhamento de senhas no Disney+ começará em junho. Bob Iger, CEO da empresa, anunciou a data em uma entrevista para a CNBC. Essa estratégia da Disney foi apresentada ainda em 2023, mas deu seus primeiros passos neste ano.
No mês de fevereiro, o streaming do Mickey alterou as políticas de uso, incluindo no texto que é proibido compartilhar senhas com quem não mora na mesma residência. A regra é bem parecida com o que foi adotado pela Netflix no ano passado — tudo bem dividir a senha com quem mora sob mesmo teto, o problema é com quem mora em casas separadas.
Caça às bruxas começa em junho
Apesar de mudar as políticas de uso, a Disney ainda não começou a sua “caça às bruxas” contra contas compartilhadas. A partir de junho, o streaming começará a bloquear o acesso de perfis que não vivem na mesma residência que o dono da conta.
Até o momento não há previsão de quando a Disney iniciará o bloqueio ao compartilhamento de contas no Brasil. Na entrevista para a CNBC, Iger apenas falou que isso começará em “alguns países”.
O provável motivo dessa demora pode envolver o conhecimento para rastrear o uso das contas. Não basta mudar a política, é preciso ter a tecnologia capaz de identificar os usuários que estão compartilhando uma conta. Agora a Disney pode ter finalizado o desenvolvimento desse recurso e está planejando a implementação.
Seguindo como exemplo — novamente — a Netflix, esta rastreia os perfis pelo Wi-Fi da residência do dono da conta, a pessoa que está registrada como pagante. O sistema da Netflix exige que o usuário conecte os dispositivos ao Wi-Fi de casa pelo menos uma vez a cada 31 dias, além de dar play em qualquer conteúdo da plataforma. Ele também usa os IPs dos dispositivos para definir a residência.
Junto do bloqueio de compartilhamento de senhas da Disney+, a empresa criará um plano de perfil adicional. A empresa informou que haverá uma opção de taxa de compartilhamento, mas sem revelar detalhes.
Com informações: The Verge e CNBC
Disney Plus vai travar compartilhamento de senha a partir de junho