O Duolingo vai usar inteligência artificial para simular videochamadas com a personagem Lily, a garota mal-humorada de cabelo roxo da turma da corujinha. Segundo a desenvolvedora do app, as conversas serão realistas e espontâneas, além de adaptadas ao nível de conhecimento do usuário sobre a língua estrangeira.
Por enquanto, o recurso estará disponível apenas para os cursos de inglês, espanhol e francês. As videochamadas fazem parte do plano pago Duolingo Max, que ainda não está disponível no Brasil. O Max tem como grande diferencial o uso do modelo de linguagem GPT-4, da OpenAI. A tecnologia entra em cena para explicar qual foi o erro em uma resposta ou trocar mensagens com personagens.
Aventuras simulam conversas reais
Outra novidade do app são as Aventuras. Elas simulam situações cotidianas, como pedir um café ou perguntar onde estão as maçãs no supermercado, chegando até a cenários bem mais complicados, como passar pela imigração.
A ideia é aplicar na prática o que foi ensinado nos exercícios da língua estrangeira. O visual é parecido com o de um RPG de videogames antigos. As Aventuras estarão disponíveis para Android e iOS, sem precisar de assinatura.
Novidades em música e matemática
Os cursos de música e matemática do Duolingo, que antes eram exclusivos do iOS, serão liberados também para o Android.
Além disso, a empresa criou um instrumento musical portátil em parceria com a fabricante Loog. Ele é um piano digital compacto, de três oitavas, pensado especialmente para o curso de música do app da corujinha. Nos EUA, ele estará à venda por US$ 249 (R$ 1.378, em conversão direta).
O Duolingo também fechou um acordo de licenciamento com a Sony Music. Com isso, o curso de música ganhará canções de vários artistas.
Duolingo terá videochamadas com personagem usando IA