O Facebook é uma rede social voltada para conexão de pessoas, troca de mensagens e publicações de texto ou mídias. Controlada pela Meta Platforms Inc., a plataforma possui mais de três bilhões de usuários ativos por mês, e pode ser acessada via aplicativo para Android, iOS (iPhone) ou usando um navegador no PC.
A origem do Facebook remete a 2004, quando cinco alunos de Harvard decidem criar um anuário acadêmico em versão digital. Com o sucesso de adesões, a plataforma passou a funcionar como uma rede social ampla e tornou-se uma empresa de capital aberta, que hoje controla Facebook, WhatsApp, Instagram e Threads.
Amplamente usado para fazer novos amigos e entrar em grupos com pessoas de mesmo interesse, o Facebook também oferece recursos para compra e venda de produtos (marketplace), promoção de marcas, interação com contatos, publicação e visualização de mídias, além de uma ferramenta para paquera.
A seguir, confira a história da plataforma, saiba quem são os criadores do Facebook, e veja quais são os principais recursos oferecidos pela rede social.
Índice
- O que é o Facebook?
- O que significa Facebook?
- Qual foi o primeiro nome dado ao Facebook?
- Qual é a história do Facebook?
- Quando o Facebook foi lançado?
- Quando o Facebook surgiu no Brasil?
- Quem é o brasileiro que ajudou a criar o Facebook?
- Quem é o dono do Facebook?
- Onde fica a sede do Facebook?
- Quantos usuários o Facebook tem?
- O Facebook copiou o Snapchat?
- Quais os recursos presentes no Facebook?
- 1. Feed de publicações
- 2. Stories
- 3. Vídeos e Reels
- 4. Messenger
- 5. Grupos
- 6. Marketplace
- 7. Facebook Namoro
- 8. Páginas comerciais
- 9. Eventos
- Como usar o Facebook
- Dá para ter uma conta privada no Facebook?
- O Facebook é seguro?
- Existem alternativas ao Facebook?
- O Facebook concorre com o Instagram?
O que é o Facebook?
Facebook é uma rede social criada em 2004 por cinco estudantes de Harvard: Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz, Chris Highes e Andrew McCollum. A plataforma é controlada pela holding Meta Platforms Inc., que também é dona do WhatsApp e do Instagram.
Inicialmente, o Facebook era restrito a universitários e funcionava como um anuário acadêmico digital. Mas após o lançamento do aplicativo e expansão global, a plataforma passou a atuar como uma rede social para conhecer novos amigos e permitir que usuários compartilhem conteúdos na web.
No Facebook, você pode publicar textos, mídias e outros conteúdos em sua linha do tempo. Também é possível usar o serviço de mensagens instantâneas para conversar com outros usuários de maneira privada, seja de forma individual ou em grupo.
A plataforma traz ainda recursos para streaming, ferramentas de marketing para empresas e criadores de conteúdo, marketplace, bem como soluções para paquera.
O que significa Facebook?
O termo “Facebook” é uma combinação das palavras “face” (rosto) e “book” (livro), e pode ser traduzido como “livro de rostos”. A expressão faz alusão a uma versão digitalizada de anuários acadêmicos com nomes e fotos dos alunos, que fundamentou a criação da rede social Facebook.
Qual foi o primeiro nome dado ao Facebook?
Facemash foi o nome dado ao projeto que antecedeu o Facebook, criado por Mark Zuckerberg em 2003. Mas a primeira nomenclatura oficial do Facebook foi Thefacebook, quando a plataforma foi lançada em 2004. Um ano depois, em 2005, os cofundadores tiraram o “The” do nome e intitularam a rede social como Facebook.
Vale destacar que a rede social mantém o nome Facebook até os dias atuais. Mas a empresa, anteriormente chamada de Facebook Inc, mudou de nome para Meta Platforms Inc., em 2021.
Qual é a história do Facebook?
A história do Facebook começa em 2003, quando o estudante de Harvard, Mark Zuckerberg, criou um site chamado Facemash. A página classificava as alunas mais atraentes do campus, mas foi interrompida pela utilização de dados de universitários sem a devida autorização. Nisso, Zuckerberg quase foi expulso de Harvard.
O Facemash foi encerrado, mas serviu de base para o projeto sucessor de Zuckerberg: o Thefacebook. Lançado em 4 de fevereiro de 2004 com ajuda do aluno Eduardo Saverin, o site funcionava como um anuário acadêmico digital, trazendo nomes, fotos, interesses pessoais, e alguns dados pessoais de estudantes.
Após o primeiro mês de operação, Zuckerberg e Saverin chamaram outros três alunos de Harvard para o desenvolvimento do Thefacebook: Dustin Moskovitz, Chris Highes, e Andrew McCollum, que também ganharam status de cofundadores do Facebook.
A plataforma foi formalizada como empresa ainda em 2004 sob curto comando do presidente Sean Parker, e ganhou sede em Palo Alto, na Califórnia (EUA), em junho do mesmo ano. Em 2005, o Thefacebook virou apenas Facebook, passou a ser comandada por Mark Zuckerberg, e ganhou uma aplicação para celulares.
Com a ascensão do Facebook, a empresa comprou o Instagram em abril de 2012, e abriu capital na bolsa de Nasdaq, nos EUA, em maio do mesmo ano. Dois anos mais tarde, em 2014, o Facebook adquiriu o WhatsApp e tornou-se líder no segmento de redes sociais, ao controlar o mensageiro, o Facebook e o Instagram.
Já em 2021, a empresa Facebook foi renomeada para Meta, embora a rede social tenha mantido o nome de Facebook. Na época, a empresa enfrentava escândalos de privacidade, ética, e questões regulatórias, mas a justificativa oficial para a mudança de nome é baseada na nova missão de redirecionar esforços para o metaverso.
Quando o Facebook foi lançado?
O Facebook foi lançado em 4 de fevereiro de 2004, originalmente intitulado de Thefacebook. Pouco mais de um ano depois, em 20 de setembro de 2005, os cocriadores removeram o “the” da nomenclatura e a rede social passou a ser chamada oficialmente de Facebook.
Quando o Facebook surgiu no Brasil?
Embora não se saiba da data exata de quando o Facebook foi lançado no Brasil, a plataforma ficou disponível para acessos brasileiros em 2006, após reduzir requisitos para ingressos. Contudo, o Facebook ficou popular no Brasil por volta de 2008, após o lançamento do app e com a inclusão do idioma português.
Quem é o brasileiro que ajudou a criar o Facebook?
Eduardo Luiz Saverin é o brasileiro que ajudou na criação do Facebook, atuando como diretor financeiro e gerente de negócios no período inicial das operações. O brasileiro tem status de cofundador da plataforma, ao lado de Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Highes e Andrew McCollum.
Saverin deixou o Facebook em 2005, após conflitos com Zuckerberg que escalaram para uma batalha judicial. Anos depois, o brasileiro mudou-se para Singapura, renunciou à cidadania americana e fundou a empresa de investimentos B Capital Group. Já em 2024, Saverin voltou ao posto de brasileiro mais rico do mundo.
Quem é o dono do Facebook?
O conglomerado norte-americano Meta Platforms Inc. é o dono do Facebook e das plataformas Instagram, WhatsApp e Threads. Sob nome de Facebook Inc., a empresa comandou o Facebook de 2004 a 2021, quando foi renomeada para Meta e passou a atuar como holding das redes sociais em 2021.
E considerando que Mark Zuckerberg é cofundador, além de atual presidente, CEO e sócio majoritário em ações de classe especial da Meta, é válido dizer que ele controla o Facebook e demais redes sociais do conglomerado até o momento.
Onde fica a sede do Facebook?
A sede do Facebook (atualmente chamado de Meta Platforms Inc.) está localizada em Menlo Park, Califórnia (EUA). Antes disso, o Facebook era sediado em Palo Alto (EUA), local que sucedeu o espaço de dormitórios da Universidade de Harvard.
Quantos usuários o Facebook tem?
O Facebook tem cerca de 3,07 bilhões de usuários ativos por mês, de acordo com o relatório de resultados financeiros da Meta referente a 2023. Vale destacar que essa foi a última divulgação oficial da Meta referente ao número de usuários ativos do Facebook de forma independente.
O Facebook copiou o Snapchat?
Sim. Há diversos exemplos em que o Facebook lançou recursos similares ao do Snapchat. A situação ficou ainda mais explícita após o Snapchat ter recusado uma oferta de aquisição de US$ 3 bilhões do Facebook, no final de 2013.
Poke (2012) e Slingshot (2014) foram dois apps lançados pelo Facebook com o mesmo propósito do Snapchat: permitir envios de imagens e vídeos que se autodestruíam. Já em 2016, o Facebook adquiriu o app MSQRD, que aplicava filtros de rostos na captura. O recurso era muito semelhante ao Lens, do Snapchat.
O caso mais polêmico de similaridades entre Facebook e Snapchat ocorreu em 2016, quando o Facebook lançou o Stories do Instagram para publicação de mídia com 24 horas de duração, que posteriormente foi adicionado também ao Facebook e WhatsApp. No entanto, o Snapchat Stories já tinha uma função parecida desde 2013.
Vale mencionar que há outros recursos do Facebook similares ao de apps concorrentes, a exemplo do Workplace, Foursquare e Facebook Namoro. E em uma audiência antritruste em 2020, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, admitiu que o Facebook “adaptou recursos que outros lideraram”.
Quais os recursos presentes no Facebook?
O Facebook oferece diversos recursos para navegação e exploração, seja para interagir com amigos, publicar conteúdos, fechar negócios ou iniciar um relacionamento. A seguir, veja as funções disponíveis na plataforma e suas principais características:
- Feed de publicações
- Stories
- Vídeos e Reels
- Messenger
- Grupos
- Marketplace
- Facebook Namoro
- Páginas comerciais
- Eventos
1. Feed de publicações
O Feed do Facebook é uma lista de histórias da página inicial com atualização contínua. Nele, você poderá ver atualizações de status, fotos, vídeos, curtidas e outras atividades de pessoas, páginas e grupos que você segue na plataforma.
2. Stories
O Stories do Facebook é um tipo de publicação que permite o compartilhamento de fotos e vídeos temporários a amigos e seguidores. Com funcionamento similar ao Instagram Stories, o Stories do Facebook fica disponível para público por apenas 24 horas, antes de ser arquivado.
3. Vídeos e Reels
Vídeos e Reels são conteúdos audiovisuais que podem ser publicados ou assistidos na plataforma. Vídeos no Facebook podem ter formato horizontal e duração de até 240 minutos (feed) ou até 8 horas (ao vivo), enquanto Reels costumam ter orientação vertical e são limitados a 90 segundos.
4. Messenger
Facebook Messenger é o serviço de mensagens instantâneas do Facebook, com funcionamento similar ao do WhatsApp e do recurso de DMs do Instagram. A ferramenta permite troca de mensagens de texto e voz, compartilhamento de arquivos, jogatinas em grupo, além de ligações de voz ou vídeo.
5. Grupos
Grupos do Facebook são espaços para que usuários interajam, conversem e compartilhem conteúdos com outras pessoas que têm interesses semelhantes. Os grupos podem ser públicos ou privados, dependendo do nível de privacidade definido pelo dono.
6. Marketplace
Facebook Marketplace é a ferramenta para compra e venda de produtos entre usuários da plataforma, conectando o comprador ao anunciante. Importante destacar que o espaço funciona apenas como uma vitrine para usuários fecharem negócio, já que o pagamento é feito fora do Facebook.
7. Facebook Namoro
O Facebook Namoro é uma funcionalidade voltada para relacionamentos (incluindo paquera ou amizade) com base em sua localização. A ferramenta tem funcionamento similar ao Tinder: o match acontecerá quando duas pessoas curtirem o perfil de forma mútua, o que habilitará uma conversa privada entre os usuários.
8. Páginas comerciais
As Páginas do Facebook são perfis públicos voltados para representar empresas, marcas, organizações, artistas, figuras públicas, ou qualquer iniciativa que deseja se conectar com um público de forma profissional. Nelas, é possível publicar e promover conteúdos, conectar pessoas aos seus produtos e manter clientes atualizados.
9. Eventos
Eventos no Facebook são páginas criadas para ocasiões específicas, como shows, festas, encontros, e outros tipos de evento. Usuários podem acessar eventos para encontrar mais informações sobre a ocasião, confirmar presença, adicionar uma marcação ao calendário, ou estimar o público presente.
Como usar o Facebook
Para entrar no Facebook, será preciso fazer cadastro na plataforma. Para isso, basta abrir o app ou acessar a página facebook.com, tocar em “Criar nova conta”, e informar os dados necessários (como nome, data de nascimento, celular ou e-mail, e senha para a conta).
Quer baixar o Facebook?
Para baixar o Facebook, você pode acessar a App Store no iPhone (iOS) ou o Google Play no Android e fazer o download. Caso seu celular Android não tenha muito espaço de armazenamento ou poder de processamento, o Facebook Lite é uma opção para usar a rede social em um smartphone de entrada.
Após criar uma conta no Facebook, você poderá configurar o seu perfil ao adicionar uma foto, fazer upload de contatos, localizar amigos e adicionar um número de celular. Vale frisar que todos esses passos são opcionais, e podem ser feitos posteriormente.
Uma vez que o perfil estiver configurado, será possível navegar pelo Facebook livremente. Você pode adicionar novos contatos, curtir ou seguir páginas, carregar fotos para o seu perfil, visualizar vídeos e Reels, bem como explorar os demais recursos da plataforma.
Dá para ter uma conta privada no Facebook?
Sim. A conta privada no Facebook tem funcionamento diferente de uma conta privada no Instagram, e oferece as seguintes opções de público para visualização de seus posts e Stories: “Público”, “Amigos”, “Amigos, exceto…”, “Amigos específicos” ou “Somente eu”. O ajuste pode ser configurado na guia “Checkup de Privacidade”.
Além disso, há opções extras para ter mais privacidade no Facebook, incluindo a definição do público que pode visualizar suas informações de perfil (como e-mail, data de aniversário, e lista de amigos), e o controle de quem pode enviar solicitações de amizade.
O Facebook é seguro?
Sim, embora também enfrente problemas de segurança e privacidade. Em termos gerais, a plataforma conta com proteção respaldada pela Meta, tem suporte para casos de conta invadida, e oferece recursos para aumentar a segurança da sua conta no Facebook, a exemplo de verificação de dois fatores e monitoramento de atividades.
Contudo, o Facebook já foi alvo de polêmicas envolvendo vazamentos de dados e uso indevido de informações pessoais de usuários. E por ser uma das redes sociais mais populares do mundo, costuma ser utilizada por cibercriminosos para golpes e fraudes, o que exige atenção redobrada dos usuários.
Existem alternativas ao Facebook?
Sim. O Instagram é considerado uma alternativa ao Facebook, apesar de também ser controlado pela Meta. Já X (antigo Twitter), Mastodon e TikTok são redes sociais alternativas ao Facebook em termos de audiência, mas com focos e funcionalidades diferentes.
O Facebook concorre com o Instagram?
Não necessariamente. Apesar de Facebook e Instagram serem duas redes sociais independentes e com bases de usuários distintas, ambas são controladas pela Meta Platforms Inc. Inclusive, Meta costuma compilar dados de suas redes sociais em relatórios financeiros, tratando Facebook, Instagram e WhatsApp como um só produto.
Além disso, Facebook e Instagram contam com diversos recursos de integração de uma plataforma para outra, a exemplo de publicações compartilhadas. Logo, é possível considerar o Instagram como um serviço complementar e alternativo ao Facebook, mas sem o propósito de concorrência.
Facebook: o que é, história e os principais recursos da rede social que originou a Meta