Resumo
  • A partir desta quarta-feira (19/02), o Facebook manterá as lives por apenas 30 dias, removendo as transmissões após esse período.
  • A medida se aplica tanto para novas lives gravadas quanto para transmissões futuras.
  • A Meta permitirá o backup das lives para criadores de conteúdo e a conversão em Reels, com algumas restrições, como a obrigatoriedade de serem gravadas em formato vertical.
  • Segundo comunicado da Meta, as mudanças têm como objetivo alinhar as políticas de armazenamento do Facebook com os padrões do setor.

A Meta tomou uma nova medida que irá afetar transmissões ao vivo no Facebook. A partir desta quarta-feira (19/02), todas as lives realizadas na rede social ficarão salvas apenas por 30 dias, e as transmissões serão removidas após o período.

Essa medida deve afetar quem costuma utilizar o recurso de transmissão ao vivo para compartilhar momentos com amigos e seguidores. Nas regras antigas, as gravações das lives ficavam armazenadas por tempo indeterminado no perfil ou página do Facebook.

Em um comunicado, o Facebook diz que as mudanças “alinham as políticas de armazenamento com os padrões do setor”, e que a medida deve “ajudar a garantir o fornecimento de experiência de vídeos ao vivo mais atualizadas para todos”.

Uma das principais concorrentes no mercado de lives é a Twitch, que também tem regras quanto ao armazenamento: as transmissões antigas ficam disponíveis por 14 dias para contas comuns ou 60 dias para parceiros, afiliados e membros com conta Prime.

O YouTube, outro concorrente de peso, permite converter as lives em vídeos convencionais. Nesse caso, o serviço do Google não impõe prazo máximo de tempo de publicação, ficando a critério do proprietário do conteúdo retirar do ar apenas quando quiser.

Lives antigas do Facebook serão deletadas

As novas regras entram em vigor amanhã, quarta-feira, mas também afetarão transmissões antigas já salvas no Facebook. De acordo com a Meta, o processo de remoção irá acontecer “nos próximos meses”, e os usuários serão notificados com antecedência.

Após receberem o aviso, os usuários terão 90 dias para lidar com o conteúdo antigo. O Facebook quer que os donos dos perfis baixem suas lives antigas para armazená-las em outro lugar, incluindo a possibilidade de envio automático para nuvens como Dropbox ou Google Drive.

O Facebook também permite que os criadores convertam as lives em Reels, de forma que o conteúdo continue no perfil por mais tempo.

No entanto, a Meta impõe algumas restrições para transformar lives do Facebook em Reels:

  • o conteúdo deve estar em uma página ou perfil profissional, com pelo menos 100 seguidores;
  • o vídeo precisa ser público;
  • a live obrigatoriamente precisa estar em formato vertical;
  • os Reels devem ter no mínimo 15 segundos e no máximo 90 segundos;
  • todo o processo deve ser feito no app do Facebook para celulares.

Facebook vai manter lives por 30 dias e excluirá transmissões antigas