A LG encerrou a fabricação de players de Blu-ray, informou o site FlatPanelsHD, especializado no segmento de TV e audiovisual, com confirmação da empresa. Atualmente, a LG possui dois players no portfólio, o UBK80 e UBK90 UHD, que seguirão nas lojas até o fim dos estoques. Com a saída da LG do mercado, entre as grandes empresas do ramo de TV e acessórios, apenas a Panasonic está fabricado tocadores Blu-ray — pelo menos por enquanto.

Em comunicado ao FlatPanelsHD, a LG não confirmou que isso é o fim definitivo do seu segmento de players Blu-ray, deixando em aberto a possibilidade de voltar a esse mercado caso a demanda suba no futuro. Contudo, o cenário de renascimento do Blu-Ray e mídias físicas não parece muito provável.

Por que as fabricantes estão abandonando os players de Blu-ray?

A LG, Samsung, Sony e Oppo pararam de fabricar os players de Blu-ray por conta da baixa demanda desse segmento, que foi atropelado pelos serviços de streaming. As pessoas não têm mais interesse em adquirir uma mídia física, seja Blu-ray ou DVD, quando se pode assistir a um filme ou série com alguns cliques sem se levantar do sofá — usando o controle da TV ou o app do controle no celular.

A própria LG já não lançava novos modelos de players de Blu-ray desde 2018, mesmo ano em que a Panasonic e a Sony apresentaram seus últimos tocadores. Como destaca o FlatPanelsHD, os players de Blu-ray da LG não eram muitos populares com os consumidores.

No Brasil, pelo que o Tecnoblog apurou no site da LG, a empresa já não vendia mais tocadores Blu-ray. Os modelos listados no site são anteriores ao UBK90 e UBK80 e não eram compatíveis com a tecnologia Ultra HD Blu-ray. Na Amazon, o único produto Blu-ray da LG é um drive para desktop — vendido pela loja oficial da LG.

Quem quer um tocador de Blu-ray para preservar seus filmes favoritos (os streamings não te garantem a propriedade sobre uma cópia) em mídia física precisa correr. Entre as grandes empresas do ramo de TV, só a Panasonic fabrica um player dedicado — mas visto a situação do formato, é questão de tempo para ela desistir do produto. A outra opção é comprar um PlayStation 4 ou 5.

Com informações: FlatPanelsHD e Tom’s Hardware

Fim de uma era: LG encerra produção de tocadores de Blu-ray