Vários modelos de Galaxy Watch continuam com problema para realizar pagamentos sem fio, conforme relatado em primeira mão pelo Tecnoblog há dez dias. As queixas de consumidores continuam se acumulando no fórum oficial da Samsung e no Reclame Aqui. De lá para cá, o Google se pronunciou sobre o caso e os próprios clientes encontraram meios de evitar a falha.
Fato é que a Samsung está em busca de uma solução para o problema que faz os cartões de crédito desaparecerem do relógio. Nas últimas 48 horas, a fabricante liberou uma atualização para relógios como o Galaxy Watch 4 e o Galaxy Watch 5 Pro. Não há relatos, porém, de que a pane tenha sido resolvida.
Qual a resposta do Google?
Todos os smartwatches citados por clientes da Samsung rodam o sistema Wear OS, que é criado pelo Google em parceria com a Samsung. As duas empresas uniram forças em 2021. Dentre os objetivos, queriam melhorar a duração da bateria de acessórios com a plataforma.
O Google foi procurado e declarou ao Tecnoblog que “não tem parte na história” já que se trata de uma questão envolvendo o Samsung Pay. Diante disso, não iria comentar o caso.
A resposta põe mais pressão sobre a gigante sul-coreana, que ainda não divulgou cronograma para correção do problema.
Como usar pagamento por aproximação no Galaxy Watch
Os clientes mais aficionados por tecnologia estão em busca de maneiras de continuar usando o pagamento por aproximação no Galaxy Watch. Pelo menos duas gambiarras – ou soluções de contorno, como seriam chamadas na área de atendimento ao cliente – foram identificadas até agora:
- Desinstalar o plugin Samsung Pay. Depois disso, é preciso abrir o aplicativo Wallet no celular; remover o Watch em questão; reiniciar o Watch; e instalar novamente o plugin.
- Desinstalar o Samsung Pay e instalar a Carteira do Google (antigo Google Pay). Desta forma, seria possível acrescentar os cartões e retomar o pagamento por aproximação.
Galaxy Watch: Google nega bug no Wear OS e donos indicam gambiarras