Consoles portáteis estão em alta. Uma das mais recentes iniciativas do segmento é o Gamestation Go, que promete rodar mais de 200 jogos para os clássicos consoles da Atari. Em desenvolvimento pela My Arcade, a novidade teve alguns detalhes revelados na CES 2025.
Ainda faltam informações sobre o dispositivo, mas o seu visual já é conhecido e, na minha opinião, ele é bonitão. No meio do Gamestation Go está uma tela de 7 polegadas. Mas o que chama atenção são os seus controles, desenvolvidos especificamente para determinados títulos da Atari.
Além de um d-pad (botão direcional) e um botão analógico, o console traz uma espécie de trackball, bem como teclas numéricas que eram encontradas no controle do Atari 5200, por exemplo.
Embora o Gamestation Go esteja sendo desenvolvido pela My Arcade (empresa especializada em projetos retrô), e não exclusivamente pela Atari, esta última tem atuado como uma parceira do projeto.
Não por acaso, espera-se que o portátil execute mais de 200 jogos de consoles como Atari 2600, o já mencionado Atari 5200 e o Atari 7800, incluindo clássicos como Jaleco, Piko, Missile Command e Breakout. Também é esperado que o console rode títulos mais modernos da Atari.
Outras características já conhecidas incluem conexões USB-C, HDMI e para fones de ouvido, bem como slot para microSD. Ainda não há informações oficiais sobre o hardware básico, porém.
Gamestation Go: para quando e quanto?
Na verdade, o portátil foi anunciado na CES do ano passado. Era de se esperar que fosse lançado oficialmente na edição 2025, portanto, mas já sabemos que isso não vai acontecer.
De todo modo, o lançamento não está tão longe de acontecer: o Verge conta que o console está previsto para o terceiro trimestre deste ano. Até lá, as especificações completas do dispositivo poderão ser reveladas.
A previsão é a de que a novidade chegue ao mercado com preço oficial de US$ 149,99 (R$ 910 pela conversão atual). O console deverá ser acompanhado de alguns acessórios opcionais.
Ainda sobre consoles portáteis, a CES 2025 deixou claro que poderemos esperar uma grande movimentação no segmento neste ano. A Valve usou o evento para revelar o plano de liberar o SteamOS em PCs portáteis para jogos, por exemplo. Para não deixar barato, a Microsoft quer melhorar a experiência de uso do Windows 11 nesses dispositivos.
Gamestation Go é um portátil que promete rodar mais de 200 jogos de Atari