
Resumo
- O Google apresentou um redesign na ferramenta “Privacidade nos resultados sobre você”.
- Agora, ao encontrar informações pessoais no buscador, o usuário pode solicitar a remoção diretamente nos resultados, clicando em um ícone de três pontos.
- A ferramenta foi lançada no Brasil em junho de 2024 e está disponível em poucos países.
O Google apresentou, nesta quarta-feira (26/02), um redesign no recurso “Privacidade nos resultados sobre você”. Agora, caso você encontre, por exemplo, seu telefone ou endereço de email usando o buscador, poderá clicar no ícone de três pontos ao lado do link e fazer o pedido para remoção ali mesmo.
A ferramenta “Privacidade nos resultados sobre você”, que se chama “Results about you” nos Estados Unidos, chegou ao Brasil em junho de 2024.
A lista de países onde ela está disponível é bem pequena: além dos dois citados, o recurso pode ser acessado por usuários do Reino Unido, Irlanda, Canadá, África do Sul, México, Espanha, França, Suécia, Tailândia, Índia e Indonésia. O Google promete ampliar a disponibilidade.
O que é a “Privacidade nos resultados sobre você”?
A ferramenta “Privacidade nos resultados sobre você” é uma forma de remover do Google informações pessoais, como endereço residencial, número de telefone e email. Estas informações podem vir de vazamentos, mas também de processos judiciais, concursos públicos e outras circunstâncias.
Após entrar na página da ferramenta, o usuário precisa preencher um formulário com nome completo, endereço, telefone e email. (A empresa promete que estas informações não serão compartilhadas ou usadas para personalizar a experiência em outros produtos.)

Em seguida, o Google procura estas informações na web e mostra os resultados, dando ao usuário a opção de solicitar a remoção. A empresa vai analisar o pedido, de acordo com seus critérios. Caso tudo esteja de acordo, as informações deixarão de aparecer na busca.
Vale ter em mente, porém, que remover a informação do Google não significa removê-la da internet. A página com a informação continua no ar; a diferença é que ela deixa de aparecer no Google.
O que mudou na ferramenta?
Com o redesign no serviço apresentado hoje, será possível fazer essa solicitação diretamente dos resultados de busca, sem precisar entrar na página dedicada ao recurso.

Imagine que você buscou seu próprio nome no Google e encontrou seu endereço residencial, por exemplo. Ao clicar nos três pontinhos ao lado do resultado, haverá a opção “Remover resultado”.
A empresa também poderá refazer o crawling de uma página, caso o buscador ainda mostre informações desatualizadas. Digamos, por exemplo, que você removeu seu email de seu site pessoal, mas o Google ainda mostra o endereço que estava na versão antiga da página.
Agora, é possível pedir que o mecanismo de busca “leia” novamente a página e atualize os resultados. O processo é o mesmo, clicando nos três pontinhos ao lado do resultado e selecionando a opção correspondente.
Com informações de Google, The Verge, TechCrunch e Engadget
Google cria atalho para remover informações pessoais da busca