O Google anunciou que vídeos salvos no Google Drive terão transcrições, construídas a partir das legendas automáticas. Usuários poderão visualizar o conteúdo, usá-lo para navegar nas gravações e também fazer buscas nestes textos.

O recurso será liberado ao longo das próximas semanas para usuários de contas pessoais e do Workspace. O Google prevê que todos deverão ter recebido a ferramenta até o dia 26 de março de 2025.

Vale lembrar que, recentemente, o Google subiu o preço do One, seu pacote de assinatura que inclui espaço extra para o Drive e para outros serviços da empresa.

Como funcionam as transcrições do Google Drive?

As transcrições aparecem em uma barra lateral, que fica à direita do player de vídeo. O texto tem indicações de tempo e serve para pular diretamente para um ponto específico da gravação. É bem parecido com o que já acontece no YouTube.

Existe uma diferença, porém: para visualizar a transcrição, é preciso clicar no ícone de engrenagem, que abre mais opções sobre o vídeo. É diferente do YouTube, que coloca o atalho na descrição do conteúdo, abaixo do player.

Acima da barra com a transcrição, aparece um campo de pesquisa, que serve para encontrar palavras e frases na transcrição; assim, fica mais fácil encontrar o trecho que você precisa.

Como gerar legendas no Google Drive?

O Google explica que a transcrição só fica disponível em vídeos que já tenham legendas. A boa notícia é que o Drive também tem uma ferramenta para gerar legendas automáticas.

Para isso, clique com o botão direito do mouse no arquivo do vídeo no Google Drive, vá até “Informações sobre o arquivo” e, depois, selecione “Gerenciar faixas de legendas”.

Após isso, o Drive vai abrir o player, e um botão “Gerar legendas automáticas” estará na barra à direita. É só clicar nele e aguardar o processo.

Com informações do Google, Verge e TechCrunch

Google Drive segue passos do YouTube e ganha transcrições de vídeos