O Google pode trocar o aplicativo Google Fit para dar lugar ao app da Fitbit em novos celulares Android. A descoberta foi feita pelo site 9to5Google ao testar o celular recém-lançado Oppo Find X8. Na tradicional pasta de apps nativos do Google, apenas o Fitbit vem instalado de fábrica.
O site Android Authority verificou que um Realme GT7 Pro de sua propriedade também tem o Fitbit instalado no lugar do Google Fit. Não é nenhuma novidade que o Google é um serial killer quando se trata de matar seus próprios produtos. A big tech comprou a Fitbit em 2019 por US$ 2,1 bilhões, então é normal imaginar que ela está priorizando o investimento ao invés do app de casa.
O que o Google tem a dizer sobre o caso?
O Google enviou uma nota para o Android Authority e 9to5Google explicando um pouco o caso. A big tech diz que o app do Fitbit está liberado para as fabricantes Android desde o início do ano. O Google aponta ainda que é escolha das fabricantes selecionar se o app vem ou não pré-instalado nas suas interfaces — será que o Galaxy S25 terá o Fitbit de fábrica?
No Pixel Watch, o relógio inteligente do Google, o Fitbit foi priorizado pela big tech. O app é padrão do smartwatch e ganhou mais integrações com outros serviços de monitoramento de saúde no início deste ano. Provavelmente isto já era um sinal de que o Google passaria a dedicar mais esforços para o Fitbit.
O Google Fit, que há um tempo se chama apenas “Fit”, segue disponível na Play Store. Se você quer testar este app, faça isso antes da big tech matar o aplicativo de vez. Dado o histórico do Google, ela pode comunicar o fim do suporte ao Fit em meses ou anos — neste caso, acompanhando de um gigantesco período escanteado o app, sem atualizações.
Com informações: 9to5Google e Android Authority
Google Fit pode ser substituído pelo Fitbit em novos celulares Android