O Google anunciou durante o Mobile World Congress 2024 o lançamento do chatbot do Gemini para o seu app Mensagens. Dentro deste aplicativo, a IA generativa do Google funciona de modo idêntico a sua versão web e do seu app dedicado. O chatbot do Gemini, que será disponibilizado para alguns países nos próximos dias, só terá os idiomas inglês e francês (esse idioma apenas no Canadá).
O lançamento do chatbot do Gemini no Google Mensagens ainda está em fase beta. Caso você tenha acesso ao recurso, não se espante com possíveis bugs. O que difere usar o Gemini no Mensagens de usar no app? Bem, pelo que foi apresentado pelo Google, é só a diferença de mudar não precisar mudar o aplicativo.
Apesar de uma novidade interessante, o recurso não deve fazer muito sucesso no Brasil — isso, é claro, se o Google lançá-lo por aqui. Como o WhatsApp é o principal app de comunicação dos brasileiros, é pouco provável que alguém abra o Google Mensagens se não for para apagar SMS de propagandas ou tentativas de golpes. Aqui a receita é óbvia, o poderia Gemini se popularizar no Brasil se o Google criasse um chatbot da IA para o WhatsApp.
Google mantém recomendações ao usar Gemini no Mensagens
Como mostrou o Google em seu site, ao abrir o Mensagens, o usuário verá o aviso de que o Gemini pode responder informações imprecisas e que é necessário checar as respostas.
Através do chatbot, o usuário poderá pesquisar receitas, outros assuntos de interesse, pedir ajuda com textos (ou piadas como mostra o exemplo na imagem) ou apenas jogar conversa fiada com a IA.
Vendo o exemplo do Google e a “proposta” de evitar trocar de apps, fica claro que o chat do Gemini no Mensagens será útil para correção de textos nas conversas do aplicativo. Novamente, como o WhatsApp reina no Brasil, aqui a vantagem fica para os novos Galaxy S24 e a Galaxy AI. A IA da Samsung pode ser ativada selecionando um texto no app, sem precisar abrir o app do ChatGPT ou Gemini.
Com informações: Engadget
Google libera chatbot do Gemini no Android