O Google Maps poderá ganhar, em breve, um recurso para compartilhar a localização do usuário por satélite. A mais recente versão beta do app para Android traz, em seu código, indícios de que esta ferramenta está sendo desenvolvida, reforçando rumores de que o Pixel 9 terá este tipo de conectividade.
A informação foi encontrada pelo desenvolvedor AssembleDebug na versão 11.125 do Google Maps para Android, ainda em fase beta. Vários trechos do código sugerem que haverá compartilhamento de localização por satélite. Em um deles, há uma mensagem que diz que os usuários poderão “atualizar sua localização a cada 15 minutos, até cinco vezes ao dia”.
Recursos de conectividade via satélite em smartphones quase sempre são direcionados a emergências em áreas remotas, onde não há Wi-Fi ou cobertura de rede por perto. Compartilhar a localização pode servir para ajudar equipes de resgate ou mesmo mostrar para amigos ou familiares onde você está, em situações que não há sinal da operadora.
Pixel 9 deve ter conectividade via satélite
Os códigos encontrados no Google Maps reforçam que os rumores de que o Pixel 9 deverá contar com a habilidade de enviar informações via satélite. O recurso foi ganhou atenção no iPhone 14, lançado em 2022, mas depende de parcerias com as empresas de saélites para funcionar.
Em março, uma opção chamada “Satellite SOS” apareceu no menu de segurança e emergência dos aparelhos Pixel, mesmo sem nenhum deles contar com o recurso. Ao ativá-la, o usuário recebia instruções sobre como direcionar seu celular para usar um satélite. A atualização foi, aparentemente, ativada por um erro do Google, mas indica que a empresa prepara alguma coisa.
Além disso, o Android 15, ainda em fase beta, já conta com um indicador de sinal de satélite, que fica próximo aos ícones de Wi-Fi e sinal da operadora. O sistema também terá suporte a mensagens SMS e RCS por satélite.
Com informações: Android Authority, 9to5Google, Android Police
Google Maps está testando compartilhamento de localização via satélite