O Google atualizou seus dois aplicativos de navegação, Maps e Waze, e eles estão mais próximos do que nunca. A principal novidade do Maps é um atalho mais acessível para reportar incidentes na via, como batidas, congestionamentos, carros parados e polícia, entre outros.
O atalho agora tem um ícone de alerta e fica no lado direito da tela. Ao tocar nele, uma série de oito botões ocupa toda a tela, facilitando a escolha. Anteriormente, o ícone era um balão de comentário, menos óbvio, e as opções ocupavam metade da tela, com botões menores.
Quando outros motoristas passam pelo local, eles podem confirmar o incidente ou atualizar a situação. As informações são compartilhadas entre Google Maps e Waze.
A novidade começará a ser distribuída globalmente a partir desta quarta-feira (31) no Android, iOS, carros com Google, Android Auto e Apple CarPlay.
Maps terá informações sobre entradas e estacionamentos
Outro recurso que o Google Maps ganhou com esta atualização é a indicação de onde estão as entradas de um prédio.
A ideia é facilitar o caminho, mostrando com mais precisão qual o lugar de deixar um passageiro, por exemplo. Isso já vinha sendo testado há alguns meses.
Além disso, o aplicativo vai mostrar estacionamentos próximos, para que o motorista não precise ficar circulando até achar onde parar o carro. O Waze também tem este recurso.
Assim como os alertas de incidentes, estas informações estarão disponíveis para Android, iOS, carros com Google, Android Auto e Apple CarPlay. Elas serão distribuídas nas próximas semanas.
Waze também ganha ferramentas
O Google também deu atenção ao seu outro produto de mapas e navegação. O Waze ganhou novos tipos de alertas para câmeras que fiscalizam semáforos, velocidades e faixas especiais (como corredores de ônibus), entre outras possíveis infrações. Este recurso está sendo distribuído para os aplicativos de Android e iOS.
O Waze também terá avisos de eventos que podem causar congestionamentos. Caso haja um grande show ou evento esportivo programado para uma região onde você esteve recentemente, o aplicativo emitirá uma notificação, com informações atualizadas sobre o trânsito no local.
Os aplicativos de Android e iOS receberão a novidade a partir desta quarta-feira (31).
Por fim, quem tem o aplicativo receberá instruções de direção, atualizações de trânsito e alertas de perigo na via também na tela de bloqueio, por meio de notificações.
O Android receberá esta ferramenta ainda em agosto, enquanto o iOS deverá contar com a funcionalidade até o fim do ano.
Com informações: Google, The Verge
Google Maps fica mais parecido com Waze após atualização