O Google tem, provavelmente, a maior multa da história da justiça global. Segundo um jornal russo, a big tech possui uma dívida de US$ 2,5 decilhões (um número seguido de 33 zeros) com a justiça da Rússia. Esse valor é resultado de multas acumuladas por processos abertos jornais ligados ao Kremlin que foram bloqueados pelo Google.

Como o Google atingiu uma multa desse valor?

A subsidiária do Google na Rússia começou a ter problemas com a justiça do país em 2020. A big tech bloqueou os canais do Tsargrad TV (canal de TV com posição pró-Putin) e da RIA FAN (mídia estatal). Os veículos entraram na justiça e pedindo o desbloqueio dos canais, com uma multa que dobraria de valor a cada semana que a ordem não fosse cumprida.

Porém, mais 15 veículos de notícia processaram o Google pelo mesmo motivo, com os novos casos surgindo após o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia. E como a matemática é quase mágica, a soma dos valores, que dobram cada semana, atingiram esse valor estratosférico — que ainda é menor que mil anos do PIB mundial somados.

O Google vai negociar a dívida?

Vai ser difícil a justiça russa cobrar o Google. Primeiro, a subsidiária da big tech no país fechou as portas e teve seu pedido de falência, aberto devido aos processos, aceito. Segundo, o Google não deve voltar para a Rússia. Pelo menos não enquanto não houver uma drástica mudança no governo do país.

Decilhões de dólares em Reais

As boas práticas do jornalismo dizem que devemos sempre converter uma moeda estrangeira para a moeda nacional. Porém, imagine multiplicar 2,5 decilhões (um número seguido de 33 zeros) por 5,75, preço do dólar em real nesta terça-feira. É praticamente dinheiro infinito para os nosso padrões de meros mortais — e até para a Nvidia e Apple, as empresas mais valiosas do mundo.

Mas bem, segue a imagem do valor convertido na ferramenta de conversão do Bing.

Com informações: RBC, The Moscow Times e Android Headlines

Google provavelmente tem a maior multa judicial da história na Rússia