O Google revelou que planeja lançar o Android 16 no segundo trimestre de 2025 — período entre abril e junho. A janela de lançamento apresentada pela big tech é adiantada em relação às outras versões do sistema operacional, que tradicionalmente chegaram entre agosto e outubro. A ideia do Google é lançar o Android 16 e atualizações menores nos meses seguintes.
Em 2022, o Google lançou o Android 13 em 15 de agosto. A data de estreia dessa versão do SO mobile foi uma das mais adiantadas da sua história. Já em 2023 e em 2024, a big tech acabou adiando o lançamento oficial das novas gerações do Android. No ano passado, por exemplo, o Google até tentou esconder o atraso do Android 14, editando a imagem do cronograma de lançamento.
Como é o plano de lançamento do Android 16?
Em seu blog oficial, o Google explica que quer fazer duas atualizações do Android 16 em 2025. No segundo trimestre, a ideia é lançar o novo sistema operacional, com novidades na API, ferramentas e mudanças de comportamento que afetam os aplicativos — estas só estarão presente nessa etapa da atualização.
Já no quarto trimestre, o último do ano, o Google liberaria uma segunda atualização (algo parecido com os updates do Windows). Nesta etapa, a big tech apresentaria mudanças na API, novos recursos e correções de bugs. Outras atualizações e melhorias pontuais seriam lançadas no primeiro e terceiro trimestre — o que sugere que o lançamento.
Por que o Google está optando por essa estratégia?
O Google explica que está alterando o cronograma de lançamento do Android para se alinhar com os lançamentos de dispositivos. Pegando como exemplo a Samsung, que tem a maior fatia de mercado no Brasil, ela lança os seus celulares premiums no início do ano, enquanto a atualização de Android só ocorre no fim do ano.
Com essa mudança de cronograma do Google, é provável que em 2026 a Samsung lance um Galaxy S26 e a One UI 8 meses depois do celular topo de linha — o Z Fold e Z Flip chegariam com a interface nova de fábrica.
Lembrando que a One UI 7, baseada no Android 15, só chegará em janeiro de 2025. Não sabemos se a Samsung fez isso já sabendo dos planos do Google. Porém, é difícil imaginar que ela lance a One UI 8 já no próximo ano.
De qualquer modo, vemos alguns usuários reclamando que há poucas novidades entre as versões de sistemas operacionais. Assim, também não seria nada absurdo a One UI 8 chegar pouco depois da One UI 7 — provavelmente só veremos mudanças nas ferramentas de IA.
Com informações: TechRadar
Google quer lançar Android 16 no primeiro semestre de 2025