O Google Labs é uma plataforma que permite a qualquer pessoa interessada testar ferramentas experimentais da empresa, especialmente no âmbito da inteligência artificial (IA). Um dos experimentos mais recentes nessa área visa ajudar estudantes de inglês a praticar a pronúncia de frases no idioma.
Chamada de Speaking Practice, a novidade foi relatada pelo perfil howfxr, no X/Twitter. As capturas de tela divulgadas ali mostram a IA do Google iniciando uma conversação com a seguinte frase: “I’m sad because I lost my favorite sweater at the park yesterday” (“estou triste por perdi meu suéter favorito no parque ontem”).
Coube ao usuário dar sequência à conversa com uma frase que inclui as palavras love (amor), sad (triste) e sorry (sinto muito). A resposta deve ser falada, não digitada. A pronúncia é então avaliada pela IA do Google, que dá orientações para melhorá-la, se necessário.
Trata-se de uma abordagem interessante porque ela condiciona o usuário a elaborar uma sentença completa com palavras específicas. É diferente de outras ferramentas do tipo, que simplesmente pedem para o usuário repetir frases predefinidas e apontam se a pronúncia foi ruim, regular ou boa.
O que o Google ganha com isso?
As frases que o Google gera nas conversações do Speaking Practice são criadas por inteligência artificial generativa. É de se presumir então que os exercícios ajudam a validar ou até a treinar o mecanismo.
É possível que a ferramenta também ajude o Google a refinar a compreensão de sotaques ou de variações linguísticas regionais. Isso pode ser usado para aumentar a capacidade do Google Assistente de entender comandos em inglês dados por falantes não nativos do idioma, por exemplo.
Por enquanto, disponível só em alguns países
No momento, o Speaking Practice está disponível no Google Labs para usuários na Argentina, Colômbia, Índia, Indonésia, México e Venezuela. Quem estiver em um desses países precisa apenas acessar o endereço labs.google e procurar pelo experimento correspondente.
Não há informação sobre quando ou se o Speaking Practice será liberado no Brasil. Mas, dada a utilidade que a ferramenta pode ter, esperamos que isso aconteça em breve.
Google testa IA que ajuda usuário a praticar pronúncia em inglês