O Google está testando a possibilidade de rodar aplicativos em janelas nos tablets com Android 15. Elas poderiam ser redimensionadas livremente, inclusive, como em um computador com Windows, macOS ou Linux. Por enquanto, o recurso está disponível apenas em um preview para desenvolvedores.
No Android 15 QPR1 Beta 2, os aplicativos continuam rodando em tela inteira por padrão. Para transformar um app em janela, basta tocar e arrastar na barra no topo da tela. Caso um teclado esteja conectado, é possível apertar Windows/Command/Search + Ctrl + seta para baixo para ativar o modo desktop.
A barra de título de cada janela conta até mesmo com botões para maximizar novamente o app ou fechá-lo. Na parte inferior da tela, fica um dock com atalhos para aplicativos escolhidos pelo usuário, além de um botão para exibir a lista completa. No geral, o visual lembra um pouco a interface do ChromeOS.
O Google destaca que alguns aplicativos podem ficar estranhos ao serem redimensionados. A empresa planeja dar aos desenvolvedores a opção de “travar” a proporção dos apps ao mudar seu tamanho na tela.
Apple e Samsung já oferecem janelas em tablets
Até agora, o Android só oferece a possibilidade de rodar apps em uma tela dividida. Algumas fabricantes desenvolveram soluções para rodar aplicativos em janelas por conta própria — um bom exemplo é o modo DeX da Samsung, presente na linha Galaxy Tab há alguns anos.
A Apple também oferece janelas para aplicativos no iPad, por meio da funcionalidade chamada Organizador Visual (ou Stage Manager, em inglês).
Por enquanto, o Android 15 QPR1 Beta 2 está disponível apenas para tablets da linha Pixel. Ainda não há uma previsão de quando ele deve chegar a outros aparelhos. Outro ponto de interrogação é se smartphones dobráveis, como o Pixel 9 Pro Fold, terão acesso a este modo desktop.
Com informações: The Verge, Android Headlines, Android Developers Blog
Google testa interface com janelas no Android 15 para tablets