
Adam Mosseri, líder do Instagram na Meta, publicou um vídeo na manhã desta quarta-feira (26/02) dizendo que a rede social se tornou muito complicada e que, para consertar isso, a empresa está disposta a desativar algumas das ferramentas — como as notas em fotos e reels.
“Sabemos que o Instagram se tornou muito complicado ao longo dos anos. Uma das maneiras para resolver isso é estarmos dispostos a desativar funcionalidades que não são usadas por muita gente”, afirma o executivo.
Ver essa foto no Instagram
Qual será a primeira ferramenta desativada?
As Notas de Conteúdo serão as primeiras dessa lista. Liberada há alguns meses, a ferramenta permitia adicionar notas a fotos, carrosséis e reels, que ficavam visíveis apenas para os amigos, mas não para o público geral.
Era uma espécie de meio-termo entre um comentário totalmente público e uma mensagem totalmente privada. A ideia parecia ser estimular conversas (o que ajuda o algoritmo da rede a entender o que é relevante), mas houve reações negativas desde o início, questionando a necessidade desta opção.
Ver essa foto no Instagram
“Lançamos [as Notas de Conteúdo] há alguns meses como uma forma de tornar o Instagram mais social e divertido. Na prática, elas não foram adotadas por tanta gente assim”, explica Mosseri neste mesmo vídeo.
As Notas de Conteúdo são um desdobramento das Notas. Lançadas em 2022, elas são textos de até 60 caracteres que podem ser fixados por 24 horas, aparecendo na área de mensagens diretas (DMs) do Instagram. Este recurso não será alterado.
Quais as próximas mudanças?
Adam Mosseri não revelou quais os próximos planos para cortar ferramentas do Instagram, mas a legenda do vídeo termina com um “Vem mais por aí”, o que dá a entender que novas remoções devem acontecer em breve.
Nos últimos anos, a rede social recebeu muitas novidades, e nem todas parecem ter agradado os usuários.
- O Blend é um feed de Reels personalizado para duas pessoas, com base nos conteúdos que elas enviam entre si.
- Os comentários passaram a ter um botão de “descurtir”.
- Os carrosséis agora aceitam até 20 imagens.
- Os stories ganharam comentários públicos.
Além disso tudo, a Meta AI não foi bem recebida, a ponto de a Meta precisar alertar sobre o risco de usar versões antigas de apps. E mais testes devem gerar polêmica: um deles usa inteligência artificial para sugerir o que escrever nos comentários.
Com informações do Instagram
Instagram quer remover recursos que ninguém usa e simplificar app