Se você pausou um vídeo no YouTube e um anúncio apareceu na tela, não estranhe. A Alphabet vem testando Pause Ads na plataforma, que são anúncios que aparecem justamente quando um vídeo é paralisado. Os resultados têm sido satisfatórios para a companhia. Por isso, há boas chances de o formato se tornar padrão no serviço.
A percepção positiva sobre Pause Ads vem de Philipp Schindler, vice-presidente sênior do Google. Em videoconferência sobre os resultados financeiros da Alphabet no primeiro trimestre de 2024, o executivo relatou que o formato tem apresentado “fortes resultados de brand lift”, parâmetro que mede a eficácia de anúncios em vídeos.
A notícia foi bem recebida por investidores porque o YouTube tem dois desafios relacionados a anúncios. O primeiro é aumentar ou pelo menos manter a rentabilidade dos anúncios na plataforma.
Trata-se de um esforço constante, pois a efetividade dos anúncios em vídeos tende a diminuir à medida que os usuários se acostumam com as abordagens vigentes e prestam menos atenção nelas.
Outro desafio está em coibir o uso de bloqueadores de anúncios. Recentemente, o YouTube fez uma investida contra aplicativos que cortam anúncios na plataforma. Isso pode até funcionar, mas novos meios de bloqueio de anúncios sempre surgem.
Os Pause Ads aparecem como um reforço contra esses problemas porque são mais bem aceitos (ou tolerados) pelos usuários do que os formatos convencionais. Isso porque o anúncio não interrompe a reprodução do vídeo. Eles só aparecem quando o vídeo é pausado e somem quando o botão de dispensar é tocado ou clicado.
Pause Ads para todo mundo?
De acordo como Adweek, A Alphabet começou a testar os Pause Ads há um ano. Apesar da percepção positiva da companhia sobre o conceito, Schindler não revelou planos de tornar esse um recurso padrão no YouTube, isto é, disponível para todos os usuários que não assinam os planos Premium.
Mas, sim, os Pause Ads podem se tornar oficiais em um futuro próximo. O Android Authority relata que, se isso acontecer, os anúncios do tipo devem ser exibidos em smart TVs, afinal, a ideia vem sendo testada nesses dispositivos. Não se sabe se a Alphabet pretende testar Pause Ads nos aplicativos móveis do YouTube.
Pause Ads não é uma ideia recente
O YouTube vem testando Pause Ads desde 2023, mas o conceito não é novo. Um exemplo de uso aparece aqui no Brasil. A plataforma Globoplay exibe Pause Ads desde setembro de 2022. Por lá, o anúncio é mostrado como uma peça alinhada à direita que flutua sobre a tela de reprodução.
É um mecanismo um pouco diferente em relação ao YouTube. Ali, a tela de reprodução é reduzida quando o vídeo é pausado e, então, um anúncio aparece ao lado, também alinhado à direita.
Mais anúncios: Pause Ads estão agradando YouTube e podem se tornar oficiais