No final de setembro, a Microsoft liberou a atualização KB5043145 para Windows 11. Ela é opcional, mas muita gente tem feito a sua instalação para ter acesso antecipado a correções para bugs no Edge e no Gerenciador de Tarefas, por exemplo. Mas ela também tem feito alguns PCs apresentarem tela azul.
Quando os primeiros relatos a respeito apareceram, a Microsoft pediu para usuários afetados reportarem mais detalhes via Feedback Hub, relata o Neowin. Depois disso, não demorou para a companhia reconhecer o problema e emitir um alerta.
Na nota, a Microsoft explica que a atualização KB5043145 pode fazer alguns computadores apresentarem tela azul ou verde (esta última aparece para usuários do programa Windows Insider), bem como reiniciar múltiplas vezes.
A companhia também explica que, após a atualização, alguns PCs podem apresentar falha de funcionamento com dispositivos conectados via USB ou Bluetooth, a exemplo de mouses, teclados e pendrives.
As causas do problema ainda estão sendo investigadas. A Microsoft promete solucioná-lo em uma atualização futura. Enquanto isso, a solução para PCs afetados está em remover o pacote problemático.
Solução para o problema
Obviamente, a primeira solução é preventiva. Deve-se evitar a instalação do pacote KB5043145. A Microsoft já o removeu da lista de atualizações para PCs de uso doméstico, mas, se mesmo assim ele aparecer para você, simplesmente ignore-o.
Não vai fazer falta. Essa é uma atualização opcional que a Microsoft libera principalmente para que administradores de sistemas possam testar correções de bugs ou novos recursos com alguma antecedência. As correções antecipadas pela atualização KB5043145 devem ser liberadas para todo mundo no Patch Tuesday de outubro de 2024.
Para quem já fez a atualização e notou problemas, mas ainda consegue acessar o sistema operacional, uma solução está em ir em Windows Update / Histórico de atualização / Desinstalar Atualizações. Ali, localize o pacote KB5043145 e clique em “Desinstalar”.
Clientes corporativos têm ainda a opção de remover o pacote via Known Issue Rollback (KIR), ferramenta criada especialmente para restaurar computadores que apresentam algum tipo de falha após uma atualização do sistema operacional.
Microsoft alerta para atualização do Windows 11 que tem causado tela azul