A mais recente versão beta do Microsoft Launcher traz o assistente virtual Copilot integrado. Ele usa inteligência artificial para responder a perguntas e executar tarefas, como gerar imagens e texto. O novo recurso ficará no mesmo painel que exibe notícias e informações para o dia a dia do usuário.
O Copilot apareceu na versão 6.240402.2.1139391 do Microsoft Launcher, ainda em testes. Agora, o Copilot estará integrado no feed, como é chamado o painel à esquerda das telas iniciais. Por lá, também ficam recursos como notícias, calendário, lista de tarefas do To Do e anotações, entre outros.
Anteriormente, o assistente de IA podia ser acessado apenas pelo botão Bing Chat, no widget de busca, que fica por padrão na parte de baixo da tela principal. Essa opção continua — a ideia é facilitar o acesso, sem depender do botão.
Com o Copilot no feed, dá para fazer perguntas, pesquisas e também pedir para criar textos e imagens com IA. Segundo a empresa, assinantes do Copilot Pro terão interações mais rápidas e responsivas.
Microsoft está colocando IA em quase tudo
O Microsoft Launcher é mais um produto da empresa a receber o Copilot — até que demorou um bom tempo, na verdade. O assistente com inteligência artificial está sendo testado até mesmo no Bloco de Notas e no copiar e colar do PowerToys.
Por enquanto, é preciso participar do programa de testes do Microsoft Launcher para ter acesso à nova integração com o Copilot.
O aplicativo é um velho conhecido de quem usa Android, e já contou com Cortana e Timeline do Windows como destaques — ambos foram descontinuados. Atualmente, é uma boa opção para quem usa serviços da Microsoft, como calendário e o aplicativo de tarefas To Do.
Copilot no Android é mais limitado
Como observa o Windows Central, o Copilot integrado ao Microsoft Launcher não tem todos os recursos do aplicativo dedicado. GPTs como Designer, Vacation Planner, Cooking Assistant e Fitness Trainer estão disponíveis apenas no app do Copilot.
Também vale dizer que o Copilot não funciona como o Google Assistente ou o novo Gemini no Android: ele não tem controle sobre o sistema, então não é capaz de executar tarefas como criar alarmes ou desligar o Wi-Fi, por exemplo.
Com informações: Windows Central, GSMArena
Microsoft Launcher para Android terá Copilot integrado