Muita gente conseguiu instalar o Windows 11 em computadores não compatíveis com o TPM 2.0, uma das exigências do sistema operacional. Mas esse truque pode deixar de funcionar em um futuro próximo: há sinais de que a Microsoft vai eliminar a “brecha” que faz esse requisito ser ignorado.
O TPM (Trusted Platform Module) é um mecanismo que armazena chaves criptográficas em prol da segurança do computador. O TPM 2.0 é um padrão que proporciona mais confiabilidade em relação à versão anterior (TPM 1.2) e, por isso, é um dos requisitos do Windows 11.
Isso significa que o Windows 11 não pode ser instalado sem o TPM 2.0. Mas há alguns truques que fazem o procedimento de instalação pular a checagem desse componente. Um deles consistem em abrir o CMD e digitar o comando setup.exe /product server.
Basicamente, esse é um macete que engana o processo de instalação fazendo-o “pensar” que uma versão de servidor do Windows é que está sendo instalada ali.
Mas, eis que o perfil TheBobPony no X/Twitter descobriu que a compilação 27686 (Canary) do Windows 11, voltada a participantes do programa Windows Insider, está impedindo que esse truque funcione.
Por enquanto, as versões de teste do pacote 24H2, a grande atualização que o Windows 11 receberá até o fim do ano, continuam permitindo a execução do truque. Mas existe a possibilidade de a Microsoft implementar o bloqueio na versão final do pacote 24H2 ou, no mais tardar, no pacote 25H1, a ser liberado em 2025.
Em qualquer um desses cenários, o usuário que quiser instalar o Windows 11 em um computador mais antigo, que não tenha o TPM 2.0, vai ter que tentar outras abordagens.
Presumivelmente, entre elas estará baixar uma imagem anterior do sistema operacional e atualizá-lo para a a versão 24H2 (ou 25H1) somente após a primeira instalação.
Esse não é um movimento novo
A Microsoft vem tentando há algum tempo barrar os macetes que permitem a instalação do Windows 11 sem a checagem do TPM 2.0.
Em outubro de 2023, surgiram rumores de que a compilação 25977 do Windows 11 também barrava o truque abordado aqui. Para o alívio de muita gente, logo ficou claro que esse havia sido um alarme falso.
Pode ser que o bloqueio da compilação 27686 também se torne um alarme falso? Pode. Mas, como o suporte ao Windows 10 terminará em outubro de 2025, não vai ser surpresa se a Microsoft intensificar os esforços a partir do próximo ano para evitar a instalação do Windows 11 em computadores antigos.
Microsoft pode tornar mais difícil instalar o Windows 11 em PCs antigos