A Microsoft divulgou uma primeira solução (ou seria medida paliativa?) para resolver a tela azul que aflige milhares de computadores em todo o mundo: reiniciar o Windows até 15 vezes. A tentativa de correção foi publicada na página de status do Azure, serviço da empresa que foi afetado pelo bug na atualização do CrowdStrike Falcon para Windows. Porém, como diz a própria Microsoft, a solução tem como fonte usuários do seu serviço que afirmam que conseguiram resolver a tela azul reiniciando os computadores.
A CrowdStrike já corrigiu a falha no Falcon, usado pela Microsoft na proteção de aplicações em nuvens usadas na Azure, plataforma de cloud computing da big tech. Para atualizar o PC ou servidor é necessário reiniciá-lo. Contudo, alguns computadores estão em um loop de tela azul. Se você já usou Windows na vida, provavelmente já passou por isso em algum momento.
Eu, por exemplo, sofri com isso uns meses atrás quando um SSD antigo começou a apresentar falhas. Reiniciar o PC algumas vezes resolveu o problema — a diferença é que o incidente de hoje envolve várias grandes empresas e que impactam a vida de milhões. O bug do CrowdStrike Falcon atrasou voos ao redor do mundo e deixou bancos fora do ar, inclusive no Brasil.
Outra solução envolve restaurar um backup para uma versão antes do dia 19 de julho e seguir os passos indicados pela Microsoft na página de suporte da Azure. Essa etapa visa deletar o arquivo defeituoso do Falcon no disco do computador.
Falha deixa PCs e serviços fora do ar nesta sexta
O grande “apagão cibernético” desta sexta-feira começou por volta das 2h20 da manhã (horário de Brasília). Ainda pela manhã, o CEO da CrowdStrike se pronunciou sobre o caso, reconhecendo o erro e descartando qualquer hipótese de ciberataque.
Além de deixar sistemas de grandes empresas fora do ar, impactar voos pelo mundo e afetar milhares de serviços no globo, a falha na atualização impactou pessoas que dependem de serviços da Microsoft nos seus trabalhos. Em alguns desses casos, o Windows roda normalmente, mas não é possível acessar os programas da nuvem que utilizam a plataforma Azure.
Com informações: Windows Central, The Verge e Mashable
Microsoft sugere reiniciar o Windows até 15 vezes para resolver tela azul