Uma atualização de software não serve apenas para inclusão de funcionalidades. Ela também pode ser usada para remover recursos obsoletos. É o que a Microsoft vai fazer no Windows 11 24H2: essa versão do sistema dará início à descontinuação da linguagem VBScript, medida que deve favorecer a segurança da plataforma.
O VBScript (Visual Basic Script) foi introduzido em 1996 com base no Visual Basic. Trata-se de uma linguagem de programação interpretada, ou seja, cujos códigos não precisam ser compilados para serem executados.
Por conta disso, o VBScript foi muito utilizado para programar scripts, inclusive no âmbito da web, tendo sido plenamente suportado pelo Internet Explorer.
Uma linguagem de script, um problema de segurança
Em seus primeiros anos, o VBScript foi amplamente utilizado por ser de uso relativamente fácil e não exigir muitos recursos do computador. O problema é que a linguagem passou a ser usada em ações maliciosas.
Um exemplo notável dessas ações vem do vírus ILOVEYOU, que afetou mais de 50 milhões de computadores com Windows no ano 2000 e tinha como base justamente um código em VBScript.
Essa é uma das razões pelas quais a Microsoft passou a dar cada vez menos atenção à linguagem. É o caso do navegador Edge, que não tem suporte nativo para VBScript. Em 2017, a Microsoft desativou o suporte à linguagem no Internet Explorer 10. Mas é preciso dar um desfecho para essa história no nível do sistema operacional.
O começo do fim do VBScript
Em outubro de 2023, a Microsoft anunciou oficialmente que o VBScript será retirado das versões futuras do Windows. Nesta semana, tivemos a confirmação de que esse processo começará pela próxima grande atualização do Windows 11, o pacote 24H2, que deve ser liberado para todos os usuários no segundo semestre de 2024.
No Windows 11 24H2, o VBScript será transformado em Feature On Demand (FOD), isto é, em um recurso ativado somente por demanda. Isso significa que o suporte à linguagem no sistema operacional precisará ser configurado pelo usuário.
A possibilidade de uso do VBScript no Windows 11 será mantida para que aplicações baseadas nessa linguagem sejam progressivamente migradas para padrões mais modernos e seguros.
De acordo com o cronograma da Microsoft, a fase Feature On Demand do VBScript será desativada em 2027 e, na sequência, a linguagem será totalmente removida das versões modernas do Windows.
Como alternativa, a Microsoft recomenda que aplicações baseadas em VBScript sejam migradas para a linguagem JavaScript ou para o PowerShell.
Microsoft vai descontinuar a linguagem VBScript, começando pelo Windows 11