O buscador da OpenAI pode ser lançado na próxima segunda-feira (13). De acordo com a Reuters, a empresa quer divulgar o seu novo serviço antes do Google I/O, evento de novidades da big tech rival. Para a surpresa de ninguém, é cotado que o buscador da OpenAI terá integração com o ChatGPT.
A Reuters destaca na notícia que o lançamento do buscador pode sofrer alterações. Contudo, a Microsoft, principal investidora da OpenAI, já deu “a benção” para esse produto. O buscador também deve contar com tecnologias oriundas do Microsoft Bing.
Anúncio da OpenAI para furar o Google
A estratégia da OpenAI em anunciar o seu buscador no dia 13 é muito autoexplicativa: minar o evento Google I/O que será realizado no dia 14. A big tech está evoluindo no desenvolvimento do Gemini, IA generativa que é o principal rival do ChatGPT na atualidade — e que vem ganhando espaço nos smartphones.
No evento, é esperado que o Google apresente mais serviços relacionados a sua IA generativa. Por isso, para não deixar a rival com todos os holofotes nos dias seguintes ao Google I/O, a OpenAI vai puxar o foco para si com o anúncio do seu próprio buscador.
Buscador da OpenAI cotado há dias
Os primeiros relatos de um possível buscador da OpenAI surgiram ainda em fevereiro. No início de maio foi especulado que o anúncio viria no dia 9 de maio, última quinta-feira. No entanto, a empresa não divulgou nenhum comunicado nessa data.
Assim como o Bing e o Google, esse buscador da OpenAI pode contar com um widget de IA, na qual seria dado uma resposta em texto com os resultados coletados — e citando as fontes.
A Reuters entrou em contato com a OpenAI, mas não obteve resposta. A big tech não divulga em seu site um email para contato com a imprensa.
Com informações: Reuters, The Verge e Android Authority
OpenAI pode lançar buscador na segunda-feira para furar evento do Google