Ter anunciado o SearchGPT como um mecanismo de busca na web parece não bastar para a OpenAI disputar espaço com o Google. O próximo passo pode ser o lançamento de um navegador de internet próprio e, obviamente, integrado ao ChatGPT e a outros recursos de inteligência artificial (IA).

Pelo menos é o que aponta o site The Information. De acordo com o veículo, a companhia liderada por Sam Altman está estudando a possibilidade de lançar um browser para competir principalmente com o Google Chrome, que lidera o segmento.

Mas não seria um navegador convencional. A ideia é fazer o projeto ser baseado, desde o começo, nos recursos do ChatGPT. Com isso, o usuário acessaria o browser da OpenAI não só para abrir páginas web, mas também para realizar várias outras ações baseadas em IA.

Não soa como algo tão promissor assim, afinal, navegadores como Google Chrome, Microsoft Edge e Opera têm cada vez mais ferramentas de inteligência artificial, quando não de modo nativo, por meio de extensões.

O diferencial da ideia da OpenAI estaria em fazer o browser ser moldado em torno da IA, e não o contrário, como acontece com os demais navegadores. Presumivelmente, isso poderá fazer o usuário ter experiências com IA generativa mais imediatas, por exemplo.

Por ora, navegador da OpenAI é só uma ideia

Que fique claro que o tal navegador da OpenAI está longe de ser lançado. Mesmo que a companhia torne o projeto oficial, um browser não é um software de desenvolvimento fácil, portanto, ele poderá levar meses para ser liberado publicamente.

Tudo indica que, no momento, a empresa está apenas estudando a proposta. De todo modo, um browser próprio não seria estranho. Isso porque a OpenAI anunciou o SearchGPT como uma forma de aumentar o seu domínio na web e, desde então, parece determinada a seguir com essa estratégia.

Para tanto, a OpenAI estaria até tentando convencer a Samsung a levar o ChatGPT ao Galaxy AI. O desenvolvimento de um navegador baseado em IA faria parte desses esforços, mas como um projeto de longo prazo.

Com informações: The Information, Reuters

OpenAI pode lançar navegador com ChatGPT para rivalizar com Chrome