Print do email da Meta diz:

"Estamos nos preparando para expandir nossas experiências da lA na Meta. A lA na Meta é nossa coleção de recursos e experiências de lA generativa, como a Meta Al e as
Ferramentas de Criação com IA, juntamente com os modelos que as possibilitam.
O que isso significa para você
Para ajudar a trazer essas experiências até você, queremos que você saiba que usaremos suas informações públicas no Facebook e no Instagram com base no legítimo interesse. Nós faremos isso para desenvolver e melhorar modelos de lA generativa para os recursos e as experiências da lA na Meta. Você tem o direito de se opor ao uso de suas informações para essas finalidades. Se sua oposição for atendida, a partir de então, nós não usaremos suas informações públicas do Facebook e do Instagram para desenvolver e melhorar modelos de lA generativa para os recursos e as experiências da lA na Meta. Se já se opôs, você não precisa enviar outro pedido.
Estamos atualizando nossa Política de Privacidade para refletir essas mudanças. As atualizações entrarão em vigor em 9 de outubro de 2024.
Atenciosamente,
Equipe de Privacidade da Meta"
Comunicado enviado pela Meta (imagem: reprodução/Tecnoblog)

Milhões de consumidores brasileiros começaram a receber um email com o assunto “Entenda como usamos suas informações à medida que expandimos a IA na Meta”. Produzido pelo conglomerado de Mark Zuckerberg, ele faz parte de um acordo com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados para adequar as práticas do Instagram e do Facebook ao que está previsto em lei. A adoção da tecnologia está marcada para 9 de outubro.

A polêmica em torno do assunto se iniciou há dois meses, quando a Meta compulsoriamente passou a usar as informações dos centenas de milhões de adeptos em suas ferramentas de IA. Entre os dados computados pelo sistema estão publicações, fotos, legendas delas e comentários. “Não usamos o conteúdo de suas mensagens privadas com amigos e familiares para treinar nossas IAs”, diz a empresa. A prática foi proibida e depois liberada pela agência reguladora.

Print do formulário, no qual se lê:

"Oposição quanto ao uso das suas informações para a lA na Meta
Você tem o direito de se opor ao uso de suas informações públicas do Facebook e do Instagram pela Meta para desenvolver e melhorar modelos de lA generativa para os recursos e experiências da lA na Meta. Você pode enviar este formulário para exercer esse direito.
A IA na Meta é nossa coleção de recursos e experiências de lA generativa, como a Meta Al e as Ferramentas de
Criação com IA, juntamente com os modelos que os possibilitam.
Informações públicas sobre nossos Produtos e serviços podem ser dados como:
- Publicações
- Fotos e as legendas delas
- Comentários
Não usamos o conteúdo de suas mensagens privadas com amigos e familiares para treinar nossas IAs.
Se sua oposição for atendida, a partir de então, nós não usaremos suas informações públicas do Facebook e do Instagram para desenvolver e melhorar modelos de lA generativa para os recursos e experiências da lA na Meta.
Sua oposição também será aplicada a todas as contas que você adicionou à mesma Central de Contas da conta na qual você entrou para enviar este formulário. Você precisará enviar um novo formulário para cada conta adicional sua que não tenha sido adicionada à mesma Central de Contas desta conta. Acesse a Central de Ajuda para saber mais sobre a Central de Contas.
Podemos ainda processar informações sobre você para desenvolver e melhorar a lA na Meta, mesmo se você se opuser ou não usar nossos produtos e serviços. Por exemplo, isso poderá acontecer se você ou suas informações:
- Aparecerem em qualquer lugar de uma imagem compartilhada nos nossos Produtos ou serviços por alguém que os
usa
- Forem mencionados em publicações ou legendas que outra pessoa compartilha em nossos Produtos e serviços
Para saber mais sobre os outros direitos que você tem relacionados às informações compartilhadas nos Produtos e serviços da Meta, leia nossa Política de Privacidade."
Central de Ajuda do Instagram tem formulário (imagem: reprodução/Tecnoblog)

O novo email cita especificamente o nome de usuário e dá instruções para se opor ao uso de postagens públicas no treinamento das ferramentas de inteligência artificial da Meta. Ele dá o link para um formulário na Central de Ajuda do Instagram que precisa ser preenchido pelo consumidor. Em outras palavras, trata-se de uma abordagem opt-out, em que a pessoa deve se manifestar contrária ao tratamento dos dados.

O instituto de defesa do consumidor Idec critica a solução da Meta: “A principal questão não é apenas a identificação dos usuários, mas o uso compulsório de seus dados pessoais para uma finalidade que vai além da prestação do serviço e que visa unicamente o lucro da empresa. A pseudonimização dos dados não resolve o problema de fundo, que é a falta de consentimento e de transparência no uso dos dados para treinar modelos de inteligência artificial.”

Por sua vez, a Meta diz que trabalha “para construir a próxima geração de recursos de IA em seus serviços, garantindo que isso seja feito de maneira segura, responsável e consciente, e que atenda às expectativas de privacidade das pessoas”. A empresa se comprometeu a atualizar tanto a Política de Privacidade quanto o Aviso de Privacidade do Brasil para refletir as mudanças e a nova data de implementação da tecnologia.

Por que recebi email sobre a IA da Meta? Aviso chega a milhões de pessoas