A Samsung pode acabar com os botões físicos em seus próximos smartphones. Uma patente da fabricante mostra um celular de tela curva nas bordas (borda infinita) com sensores háptico e de força. O pedido da patente foi realizado em 2023, mas só agora o registro foi divulgado pelo órgão de patentes dos Estados Unidos (USPTO).
Sendo uma patente, isso não é garantia de que a Samsung lançará um produto com essa tecnologia no futuro. Porém, ela poderia trazer uma novidade interessante para os celulares da linha Galaxy S.
Uma reclamação comum dos consumidores é que os smartphones topo de linha (seja da Apple ou da Samsung) não trazem inovações há anos. O fim de botões físicos e a introdução de sensores sob a tela seria uma mudança atrativa para os usuários.
Como é a tecnologia de celular sem botões físicos da Samsung?
Para fornecer a sensação de estar apertando um botão físico, os sensores háptico vibrariam e seriam combinados com sensores de força. Isso fornece uma sensação de “resistência”, parecido com a ação de apertar um botão. Além disso, a vibração pode ser usada para outros recursos, como indicar que o volume já está no máximo ou no mínimo.
Para adotar essa tecnologia, a Samsung teria que realizar outra mudança nos celulares: o retorno das bordas infinitas/tela curva, no qual o display se estende até parte da lateral do aparelho.
A sul-coreana usou esse design pela última vez no Galaxy S23 Ultra, mas o display parava logo no início das curvas da borda. O Galaxy Note Edge é o melhor exemplo para a tecnologia patenteada, mas só tinha o display curvado em uma das laterais.
No desenho da patente, vemos que a tela irá até quase metade da borda. Esse visual está mais parecido com o Galaxy Note Edge, só que usando os dois lados do celular. No documento, a Samsung explica que a conveniência dessa tecnologia permite substituir os botões físicos. Ou seja, o plano é elimin[a-los de vez — resta saber se o público vai aprovar essa ideia.
Com informações: MSPowerUser e Android Headlines
Samsung pode abandonar botões físicos e usar borda da tela para funções