A Samsung pode equipar os tablets Galaxy Tab S10 apenas com SoCs Dimensity 9300+ da MediaTek. Caso a informação se confirme, será a primeira vez em que os tablets topo de linha da Samsung utilizarão chips da fabricante taiwanesa. Tradicionalmente, os Galaxy Tab S são equipados com processadores Snapdragon ou Exynos, marca da própria da Samsung.
Contudo, alguns tablets da linha Galaxy Tab A usam os SoCs da MediaTek, como o Galaxy Tab A9 que usa um Helio G99. Essa linha de processadores da fabricante é voltada para modelos de entrada e equipa alguns celulares do segmento custo-benefício.
Os rumores do uso dos Dimensity 9300+ na linha Galaxy Tab S10 correm há algumas semanas. Todavia, o leaker Ice Universe, conhecido por seus acertos em vazamentos da sul-coreana, publicou nesta quinta-feira (18) que está confirmado a escolhas destes processadores nos tablets.
O desempenho do processador da MediaTek não fica atrás do seu concorrente Snapdragon 8 Gen 3. Contudo, a taiwanesa adota uma configuração diferente da rival americana: nada de núcleos de eficiência — aqueles usados para tarefas simples e que consomem menos energia.
O Dimensity 9300+ tem oito núcleos de desempenho: um Cortex X4 (clock até 3,4 GHz), três Cortex X4 (clock até 2,85 GHz) e quatro Cortex A720 (clock até 2,0 GHz). E sim, ele tem recursos dedicados para inteligência artificial — alô, Galaxy AI.
Tablets Galaxy Tab S10 devem chegar em outubro
Os novos tablets topo de linha da Samsung, segundo rumores, será anunciado em outubro. É especulado que os Tab S10 só contem com a versão Plus e Ultra — nada de modelo base. A nova data de lançamento foge do histórico recente da marca.
Nos últimos anos, a fabricante lançou os Galaxy Tab S nos Galaxy Unpacked. Em 2022, os Tab S8 foram apresentados com os celulares Galaxy S22. No ano passado, a linha Galaxy Tab S9 acompanhou o lançamento dos dobráveis Z Flip 5 e Z Fold 5.
Com informações: 9to5Google
Samsung pode usar processador da MediaTek no Galaxy Tab S10