(Imagem: Divulgação/Nvidia)
Earth-2 é plataforma de gêmeo digital da Terra para conseguir resultados climáticos mais precisos (Imagem: Divulgação/Nvidia)

A Nvidia apresentou nesta segunda-feira (18) uma plataforma com um gêmeo digital da Terra para pesquisas climáticas. A proposta do Earth-2 é entregar a simulação mais realista o possível das condições do clima. Com isso, países podem evitar e minimizar danos de eventos meteorológicos extremos, como furacões e fortes tempestades — cada vez mais recorrentes atualmente.

A The Weather Company e o órgão de meteorologia de Taiwan serão as primeiras empresas a utilizar a API da Earth-2. Seguindo o foco do mercado e da Nvidia, o gêmeo digital do nosso planeta utiliza a plataforma de IA DGX Cloud para treinar a inteligência artificial. A Earth-2 utiliza o modelo de IA generativo CorrDiff da Nvidia, que promete gerar imagens com resoluções 12,5 vezes maior do que as concorrentes atuais.

Simulação mais realista para evitar catástrofes

Como destacou Jensen Huang no anúncio da Earth-2, a tecnologia visa melhorar a preparação dos usuários para as condições climáticas extremas. “Os desastres climáticos agora são normais: secas históricas, furacões catastróficos e inundações geracionais aparecem nos noticiários com uma frequência alarmante”, disse Huang.

No anúncio, a Nvidia relembra um artigo da Nature que defende que esses eventos extremos geraram uma perda econômica de US$ 140 bilhões por ano na economia. Desse total, 63% são de vidas humanas (o estudo utiliza uma metodologia específica para fazer esse cálculo).

Segundo a Nvidia, a combinação da Earth-2 com serviços das empresas de meteorologia pode reduzir para segundos o tempo de atualização de previsões e entrega de avisos de clima perigoso. A tecnologia atual produz esses resultados em minutos ou horas.

Enchente na Bahia em dezembro de 2021 (Imagem: Camila Souza/GOVBA)
A Nvidia dá o exemplo de Taiwan, mas o Brasil também se beneficiaria do Earth-2 (Imagem: Camila Souza/GOVBA)

O exemplo apresentado pela Nvidia utiliza o cenário de Taiwan, na qual tufões podem gerar alagamentos e deslizamento de terras. Esses problemas são comuns no clima brasileiro. A Earth-2 poderá entregar com mais precisão os locais afetados por passagens de tufão.

No Brasil, essa tecnologia pode ser aplicada para identificar os mesmos eventos. Nos últimos anos, alagamentos e deslizamentos de terra estão se tornando mais comum devido aos efeitos climáticos extremos. Com um gêmeo digital deste tipo, órgãos públicos brasileiros, como a Defesa Civil, poderiam enviar rapidamente comunicados com mais precisão para as áreas que seriam afetadas.

Tecnologia da Nvidia cria gêmeo digital da Terra para pesquisas climáticas