A Meta está testando sua ferramenta própria para traduzir mensagens no WhatsApp. Anteriormente, o recurso apareceu na versão beta do aplicativo usando o tradutor em tempo real do Google. Apesar de conhecida por suas redes sociais, a Meta investe em tecnologias de tradução de idiomas — faz sentido que ela as use no app.
Como revelado na semana passada, o tradutor em tempo real do WhatsApp continua na fase de desenvolvimento. Não há previsão de quando ele será lançado. Contudo, o fato da Meta incluir uma tecnologia própria no recurso é um sinal de que a empresa não deve desistir da ideia — afinal, estar em desenvolvimento não é sinônimo de que será lançado um dia.
Meta usando tradutor próprio no WhatsApp
A Meta possui investimentos em tecnologias de tradução. No ano passado, a empresa liberou uma IA capaz de traduzir e transcrever quase 100 línguas. Mas no beta do WhatsApp, a ferramenta em desenvolvimento conta com suporte para poucos idiomas, sendo português brasileiro um deles — inclusive nós somos um dos países mais ativo no ZapZap.
Outras línguas com suporte são:
- Inglês
- Árabe
- Espanhol
- Russo
- Hindi
Naturalmente, o recurso deve ser expandido para mais idiomas no futuro. Um dos projetos da Meta envolve a proteção de línguas extintas ou em risco de extinção. Assim, podemos sonhar que esses idiomas terão suporte no futuro.
Nessa nova descoberta do site WABetaInfo, é explicado que o tradutor poderá ser ativado automaticamente para todas as mensagens recebidas ou selecionar aquelas que deseja traduzir.
A adoção do tradutor da Meta não muda o sistema de pacotes de idioma. Por exemplo, se o usuário conversa com algum falante de espanhol, ele precisa ter baixado o pacote da língua. Com isso, a ferramenta realizará a tradução fazendo o processamento diretamente do dispositivo — sem depender da nuvem, o que mantém a privacidade da conversa.
No novo print divulgado pelo WABetaInfo vemos que o pacote de idioma espanhol para inglês tem 72 MB de tamanho. Como o armazenamento dos celulares está cada vez maior em suas versões-base, quem quer ser poliglota ou conversar com pessoas de outros países não precisará se preocupar com falta de espaço.
Com informações: WABetaInfo e Android Authority
WhatsApp: Meta pode usar tradutor próprio para conversas no aplicativo