O WhatsApp está desenvolvendo um recurso para traduzir mensagens de texto nas conversas. Para usar a ferramenta será necessário baixar os pacotes de idiomas. O recurso está nas fases iniciais de criação e pode levar um tempo até ser lançado.
Como mostra a captura de tela divulgada pelo WABetaInfo, a ferramenta usará a tecnologia do Google para traduzir os textos. É natural o uso do tradutor do Google traga uma certa preocupação sobre privacidade. Afinal, é uma ferramenta que acessará dados de uma conversa privada.
Porém, pelo que apurou o site, o recurso usará o processamento do celular para gerar os textos. Assim, a conversa não é levada para a nuvem para ser traduzida, o que é um risco para a privacidade, já que as mensagens poderiam ser guardadas pelo Google — seja para aprimorar a tradução ou para algum outro motivo.
Como mostra a captura de tela, a ferramenta de tradução é acessada ao segurar uma mensagem e clicar nos três pontinhos no canto superior direito. A primeira opção mostrada é a de traduzi-la.
Tradução no WhatsApp usa pacotes de idiomas
A mineração de código feita pelo WABetaInfo revela que esse recurso utilizará pacotes de idiomas para fazer a tradução. Assim, por exemplo, se você está conversando com alguém que fala espanhol, você terá que baixar o pacote dessa língua para poder traduzir as mensagens.
Esse método de funcionamento é parecido com o que ocorre nos teclados dos celulares: ao invés de liberar todas as línguas de uma vez, você apenas adiciona os idiomas que usará nas suas conversas. Isso também auxilia quem se mudou para um novo país e só precisará baixar um pacote de idioma.
Por ser um recurso ainda em fase de desenvolvimento, pode demorar para ter seu lançamento confirmado. E sempre há a possibilidade dele ser cancelado ou suspenso durante essa etapa. Desde o ano passado a empresa está testando um recurso de transcrever áudios nativamente.
Com informações: WABetaInfo
WhatsApp pode ganhar tradutor de texto no futuro