O WhatsApp vai destacar informações sobre um grupo assim que um usuário for adicionado a ele. Entre os dados, estarão data de criação, nome do criador e nome de quem incluiu a pessoa na conversa. Além deste cartão de contexto, como a empresa chamou a novidade, o mensageiro vai exibir botões para acessar ferramentas de segurança e sair do grupo.
A ideia é ajudar a identificar e se livrar de tentativas de golpes e spam, que têm se tornado frequentes na plataforma. Recentemente, usuários do WhatsApp vêm sendo adicionados a grupos de divulgação de cassinos online, como o infame Jogo do Tigrinho — que também vem causando problemas em outro app da Meta, o Instagram, com solicitações insistentes para seguir usuários.
No exterior, há casos de grupos prometendo ganhos com criptomoedas ou outras formas de investimento. Perfis falsos simulam conversas entre os membros para dar um ar de autenticidade ao grupo, convencendo as vítimas a colocarem dinheiro no esquema. A Binance chegou a publicar um texto em seu blog para alertar que criminosos têm usado a marca. Outra tática usada pelos golpistas é criar grupos com falsas ofertas de emprego, levando as vítimas a pagar taxas na esperança de poder trabalhar.
WhatsApp tem opção para limitar convites para grupos
O novo cartão de contexto deve ser lançado nas próximas semanas, segundo o WhatsApp. Mesmo assim, já é possível se proteger: o mensageiro dá a opção de permitir que apenas contatos possam adicionar o usuário a grupos.
Para isso, vá até “Configurações”, “Privacidade”, “Grupos” e escolha a opção “Meus Contatos”. Se você não quiser que ninguém possa te adicionar a grupos, escolha “Meus contatos, exceto…” e escolha todo mundo da agenda.
Com informações: The Verge
WhatsApp terá aviso para identificar e sair de grupos suspeitos