Aos poucos, os recursos de inteligência artificial (IA) generativa que a Meta está preparando para o WhatsApp vão sendo descobertos. A revelação mais recente é a função “Imagine Me”, que permitirá ao usuário gerar imagens criativas de si mesmo dentro do mensageiro.
Tudo indica que o recurso é um complemento ou uma evolução do botão “Imagine”, descoberto no WhatsApp em junho. Esse botão terá a finalidade de gerar diversos tipos de imagens de acordo com o que for digitado pelo usuário.
Incremente as suas fotos no WhatsApp usando IA
O “Imagine Me” é um pouco diferente porque gera imagens com fotos da própria pessoa. Pelo menos é o que a captura de tela obtida pelo WABetaInfo sugere.
A descrição existente ali diz :”tire fotos suas uma vez, então imagine-se em qualquer cenário, de uma floresta ao espaço”. Isso sugere que você poderá tirar uma selfie, por exemplo, e pedir para o WhatsApp usar a foto para te colocar em um lugar imaginário.
Depois, a imagem resultante poderá ser utilizada pelo usuário para incrementar conversas, servir de foto de perfil, entre outras possibilidades.
Note que a descrição fala em tirar “fotos”, no plural. Aparentemente, o “Imagine Me” precisará de um conjunto de imagens para gerar a montagem esperada pelo usuário.
Se confirmado, esse requisito não deverá ser um problema, pois o mesmo conjunto de fotos poderá ser usado mais de uma vez. Além disso, as imagens poderão ser excluídas do serviço de mensagens a qualquer momento.
Pedir para o WhatsApp gerar a imagem vai ser fácil. Em um chat, o usuário precisará apenas digitar “@Meta imagine me” seguido da descrição do cenário. Um exemplo: “@Meta imagine me andando na Lua com o traje de um astronauta”.
É de se presumir que esse comando terá variações de acordo com o idioma, mas só descobriremos isso quando e se o recurso for lançado.
E quando o “Imagine Me” será lançado?
Ainda não há informação sobre liberação geral do “Imagine Me”. No entanto, o WABetaInfo encontrou o recurso na versão beta do WhatsApp 2.24.14.13 para Android, o que sugere que poderemos ter novidades a respeito ainda em 2024.
Nem os usuários da versão beta do WhatsApp têm acesso ao recurso atualmente. De todo modo, sabe-se que o recurso será opcional, devendo ser ativado manualmente. Quem não simpatizar com a futura novidade não precisará aderir a ela, portanto.
Sabe-se também que o recurso será baseado na tecnologia da Meta AI que, por sua vez, tem como base o grande modelo de linguagem Llama 3.
WhatsApp testa IA que faz montagens com fotos do próprio usuário