WhatsApp
WhatsApp está ficando com mais cara de rede social (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Usuários do WhatsApp beta para Android passaram a ter sua lista de Status organizada por um algoritmo de ranqueamento. O sistema prioriza contatos frequentes e fixados, além de atualizações do próprio WhatsApp. A novidade está sendo liberada gradualmente para as últimas versões de testes do aplicativo.

Segundo o site WABetaInfo, o algoritmo de ordenamento leva em conta alguns fatores:

  • contatos frequentes, com quem o usuário tem mais conversas, são considerados mais importantes;
  • contatos fixados também são priorizados, já que esta opção indica uma preferência;
  • contatos com quem o usuário trocou mensagens recentemente também aparecem em uma posição mais alta na lista;
  • Status perto de desaparecer também são priorizados, para garantir que mais gente veja as publicações antes que elas sumam;
  • Status publicados pelo próprio WhatsApp, que geralmente trazem informações sobre o aplicativo, ficam sempre no topo da lista.
Tela de atualizações do WhatsApp, com lista de Status sem indicações de horário
Lista de Status não vai mais exibir horário da publicação (Imagem: Reprodução / WABetaInfo)

Outra mudança é que a lista de Status deixou de exibir o horário das atualizações, como forma de refletir que, a partir de agora, ela não será mais organizada de modo cronológico. Recentemente, o mensageiro recebeu um redesign na seção de atualizações, que inclui os Canais.

Os Status do WhatsApp são publicações de imagem e vídeo que desaparecem após 24 horas, um equivalente dos Stories no Instagram e no Facebook. Recentemente, eles ganharam a possibilidade de menções e curtidas, deixando o mensageiro com mais cara de rede social.

WhatsApp ganha Pix e selo de verificado

Outro aspecto que o aplicativo vem reforçando é o de plataforma para empresas e negócios. Nesta quinta-feira (7), a Meta anunciou que o WhatsApp terá integração com o Pix.

Comércios poderão enviar códigos de pagamento instantâneo, incluindo valor, diretamente pelo mensageiro. O consumidor, então, completa a transação no aplicativo do seu banco. É um processo diferente do WhatsApp Pay, que funciona totalmente dentro da plataforma.

Outra novidade é o selo de verificação, que agora está disponível para todas as empresas, ao custo de R$ 55 mensais.

Com informações: WABetaInfo

WhatsApp vai usar algoritmo para ordenar contatos nos Status