O YouTube anunciou uma série de melhorias em seus aplicativos e na web, que devem chegar aos usuários gradualmente, ao longo das próximas semanas. A empresa fala em mais de 20 mudanças para espectadores e criadores, que serão liberadas nos próximos dias na web, aplicativos móveis, TVs e YouTube Music.
A lista inclui um timer, controles mais precisos de velocidade, um novo miniplayer, recursos de interatividade em playlists, medalhas para apoiadores de canais também nos apps e uma nova interface para YouTube Shorts na TV.
Timer
O timer é um recurso bem simples, mas deve ajudar quem costuma ver vídeos no celular na hora de dormir. O aplicativo do YouTube dará opções para interromper a reprodução em 10, 15, 20, 30, 45 ou 60 minutos, ou ainda quando o vídeo atual terminar.
Anteriormente, o timer foi testado com assinantes Premium, mas agora será liberado para todos os usuários.
Controle de velocidade mais preciso
Quem gosta de ver vídeos acelerados para ganhar tempo terá mais opções. O YouTube vai oferecer controles com precisão de 0,05x. Isso deve ajudar quem acha as opções rápidas ou lentas demais. Atualmente, só é possível ajustar em incrementos de 0,25x. O limite de 2x na velocidade, porém, seguirá inalterado.
Novo miniplayer
Atualmente, nos smartphones, é possível minimizar um vídeo para continuar navegando no app do YouTube. Este vídeo fica em uma barra na parte inferior da interface, mas isso vai mudar em breve.
O YouTube agora tem um miniplayer com mais espaço para as imagens. Ele é flutuante e pode ser movido por toda a interface.
Vale ressaltar: estamos falando do miniplayer dentro do app do YouTube e não do que aparece em outros aplicativos, também conhecido como modo picture-in-picture. Este último continua exclusivo para assinantes do Premium.
Interatividade nas playlists
As playlists compartilhadas do YouTube são ótimas para festas ou simplesmente para ver com os amigos em casa. A plataforma terá a opção para criar capas customizadas, usando fotos, texto, filtros e figurinhas. Também será possível usar IA para gerar uma imagem.
Os vídeos em playlists também poderão receber upvotes e downvotes. Isso pode ser útil para quando você e seus amigos querem decidir o que ver e também para criadores de conteúdo, que poderão criar playlists e deixar o público escolher os vídeos favoritos. O recurso de votação será lançado até o fim do ano.
Com informações: YouTube, The Verge
YouTube ganha timer para dormir e novos controles de velocidade