Pelo menos desde julho de 2024 que o YouTube vem liberando para alguns usuários um miniplayer que funciona nos apps para Android e iOS. O que antes parecia ser só um teste é, agora, um recurso oficial: a novidade está sendo liberada para todos os usuários, inclusive para não assinantes do YouTube Premium.
O tal miniplayer consiste em uma pequena janela flutuante (picture-in-picture) na tela que reproduz um vídeo enquanto o usuário navega pelo serviço para procurar outro conteúdo ou checar o que mais determinado canal oferece, por exemplo.
Por padrão, o miniplayer surge na parte inferior, mas pode ser movido pela tela, bem como ter suas dimensões ajustadas manualmente com um gesto de pinça.
Um detalhe curioso é que essa função não é exatamente nova. Como lembra o Android Police, o YouTube tinha uma janela picture-in-picture até 2018, quando esse recurso foi substituído por uma barra na parte inferior que exibe um vídeo em miniatura ao lado de controles básicos de reprodução.
O novo miniplayer é mais prático, pois, além de se mover pela tela, traz os controles de reprodução junto com botões para avançar ou retroceder 10 segundos do vídeo.
Disponibilidade do miniplayer do YouTube
Ao que tudo indica, é preciso ter a versão 19.41.39 ou superior do aplicativo do YouTube para Android para ter acesso ao novo miniplayer. Se essa versão ainda não aparece para você na Google Play Store, basta aguardar, pois as atualizações do aplicativo costumam ser liberadas de modo gradual. Eu, por exemplo, ainda não tenho acesso a essa versão.
Apesar do foco no Android, o recurso também vem sendo liberado para usuários do iPhone ou iPad. A instrução aqui é a mesma: atualize o app do YouTube para iOS ou iPadOS. Aqui, consegui ter acesso ao recurso a partir da versão 19.42.1.
O miniplayer foi anunciado junto com as funções de timer, interatividade em playlists e novos controles de velocidade do YouTube, na semana passada. Mas somente agora é que o miniplayer começou a ser liberado de modo amplo.
Vale destacar que o recurso funciona apenas para navegação dentro do próprio YouTube. O modo picture-in-picture que funciona sobre outros aplicativos continua sendo uma função exclusiva para quem assina o YouTube Premium.
Ainda no que diz respeito à plataforma, nem tudo é boa notícia. O YouTube vem investigando uma suposta falha que faz anúncios aparecerem para assinantes Premium, o que não deveria acontecer.
YouTube libera miniplayer para todo mundo no Android e iPhone