Resumo
- O Claro Flex deixará de oferecer redes sociais ilimitadas a partir de terça-feira (12), conforme mudanças confirmadas pela Claro ao Tecnoblog.
- As alterações fazem parte do ajuste anual do portfólio da operadora, visando alinhar-se a estudos de mercado e tendências de consumo.
- Clientes que já possuem o Claro Flex não serão afetados pelas mudanças e manterão os benefícios atuais.
- Os novos planos do Claro Flex variam de 8 GB a 30 GB de franquia principal, com franquia extra para redes sociais disponível a partir do plano de 15 GB.
- O WhatsApp continua isento de descontos na franquia em todos os planos, que também incluem ligações ilimitadas, 500 SMSs para números Claro e assinatura do aplicativo Skeelo. Clientes com banda larga fixa ou TV da Claro no mesmo CPF terão bônus de até 5 GB.
O Claro Flex deixará de ter redes sociais ilimitadas. O plano, que tinha uma excelente relação custo-benefício, ficará pior a partir de terça-feira (12). As mudanças foram confirmadas pela Claro, e não há impactos para clientes com planos antigos.
Com a mudança no Flex, a Claro conclui a retirada da prática de zero rating em todos os seus planos. O mesmo movimento já ocorreu no pós-pago e controle.
O Tecnoblog teve acesso ao regulamento do novo Claro Flex. O sumário indica que as contratações estarão disponíveis a partir de 12 de março, e já não contam mais com o open bar de redes sociais.
A Claro confirmou ao Tecnoblog as novidades no Claro Flex, e disse que a mudança faz parte do ajuste anual do portfólio, “sempre baseado em estudos de mercado, tendências de consumo e na análise de necessidades e percepções aos clientes”.
A operadora também esclarece que nada muda para clientes que contrataram o Claro Flex anteriormente, que segue com as mesmas condições e benefícios. Ainda assim, o novo portfólio ficará disponível para quem quiser contratar.
Até 5 GB para usar com aplicativos
O regulamento indica quatro diferentes planos do Claro Flex, com franquia principal que varia de 8 GB a 30 GB. Confira como eles ficaram:
Franquia principal | Franquia extra | Preço mensal |
---|---|---|
8 GB | 2 GB para YouTube | R$ 29,99 |
15 GB | 5 GB para YouTube e redes sociais | R$ 39,99 |
20 GB | 5 GB para YouTube e redes sociais | R$ 49,99 |
30 GB | 5 GB para YouTube, Free Fire e redes sociais | R$ 59,99 |
A franquia extra só é válida para redes sociais no pacote de 15 GB em diante. Os aplicativos em questão são Facebook, Facebook Messenger, Instagram, TikTok e X (antigo Twitter).
Em todos os planos o WhatsApp continua sem descontar da franquia, inclusive para chamadas de voz e vídeo.
O serviço também permite ligações ilimitadas para qualquer operadora, inclusive DDD. O regulamento informa um pacote de 500 SMSs exclusivos para números Claro. Os planos incluem assinatura do aplicativo de leitura Skeelo.
Clientes Claro TV+ e banda larga terão internet extra
Usuários do Claro Flex que também são assinantes de banda larga fixa ou TV da Claro terão até 5 GB bônus na franquia principal e/ou no pacote para apps. Para isso, é necessário que os contratos estejam no mesmo CPF. Confira como fica:
Plano | Bônus internet | Bônus franquia para apps |
---|---|---|
8 GB | (não possui) | +2 GB |
15 GB | +5 GB | +5 GB |
20 GB | +5 GB | +5 GB |
30 GB | +5 GB | +5 GB |
Anteriormente, o bônus do Claro Flex para clientes de TV e banda larga da operadora era de 2 GB, independente do plano contratado.
Claro Flex ficou com mais internet?
Com exceção do plano de entrada, todos os pacotes ganharam mais internet na franquia principal. O plano de R$ 39,99, por exemplo, tinha 8 GB e passou para 15 GB no novo portfólio.
No entanto, ainda é cedo para saber se essa é uma boa novidade. No portfólio antigo, a Claro dava bônus significativos no Claro Flex. O mesmo plano de R$ 39,99, citado no parágrafo anterior, ficava com 20 GB considerando as promoções, mantendo as redes sociais ilimitadas.
Resta aguardar o lançamento para saber se a política de bônus do novo Claro Flex permanecerá igual ou similar ao que a operadora praticava no portfólio anterior.
Uma novidade mais ou menos positiva é que o pacote de apps também poderá ser utilizado com o YouTube. No portfólio anterior, quem acessa o serviço de vídeos consume dados do pacote principal.
Fim do zero rating é tendência entre operadoras
O fim das redes sociais ilimitadas nos planos de telefonia móvel parece ser um caminho sem volta.
A medida também deve ser seguida por outras operadoras. Em fevereiro, o presidente da TIM declarou que os novos planos não terão zero rating para as redes sociais.
Apesar de não ser exatamente um zero rating, a Vivo acabou com as diárias ilimitadas do plano digital Vivo Easy. A tele não comercializa planos com redes sociais ilimitadas, com exceção do WhatsApp.
A tendência acompanha a discussão sobre fair share. As operadoras querem que big techs como Meta, Google e Netflix ajudem a custear a manutenção e expansão das redes de telecomunicações.
A Anatel acompanha o assunto. Em entrevista exclusiva ao Tecnoblog, o presidente da agência, Carlos Baigorri, afirma que o órgão está realiza uma tomada de subsídios sobre direitos e deveres dos usuários de telecomunicações. Como usuário, leia-se pessoas comuns (como eu e você) e empresas que fornecem conteúdo (como as redes sociais e big techs).
Exclusivo: Novo Claro Flex decreta fim das redes sociais ilimitadas